por Rêmulo Callou de Alencar, empresário

Há exatos vinte anos, em 1992, saímos às ruas da nossa cidade para dizer e mostrar ao povo que Inocêncio Oliveira não era bom para Serra Talhada. E o derrotamos. Entretanto, passados 7.300 dias, Inocêncio foi poder municipal por doze anos e, teve a sorte, nos oito que passou na oposição, ter perdido para dois inaptos. Quando o povo resolveu dar oportunidade contra os interesses de  Inocêncio, faltou sorte à Serra Talhada. Por duas vezes, caiu  nas mãos de quem não tinha capacidade e boa intenção para com ela. Foram dois desgovernos que pavimentaram o caminho para Inocêncio voltar triunfante. Pena, os dois terminam  cooptados de forma desavergonhada. Por outro lado, nesses anos todos, Inocêncio está onde sempre esteve, cooptou muitos, entrou gente, saiu gente, e ele de um lado só, o lado dele. Ganhou ou perdeu. Mais ganhou do que perdeu. Hoje, também estamos do mesmo lado a vida toda, do lado das nossas convicções. A nossa opinião e percepção continuam as mesmas. O que é bom para Inocêncio Oliveira, não é bom para Serra Talhada. Por que? Porque se for mais adiante, nos últimos trinta anos, Inocêncio foi poder no município por vinte e dois. E como Serra Talhada se encontra hoje? Não adianta querer levar a conversa para os investimentos federais, principalmente nos últimos oito anos, quando esteve por aqui, Lula. Que favoreceu os municípios de forma indiscriminada, principalmente no nordeste. A descentralização das universidades federais é um bom exemplo.

Precisamos discutir como está Serra Talhada, do ponto de vista, restrito às suas administrações internas. Enquanto nos últimos anos, cidades como Salgueiro, Arcoverde e Garanhuns, só para ficar nessas três, tiveram gestores mais cuidadosos com as suas cidades, Serra Talhada foi sendo, irresponsável e maldosamente, descuidada. Nossas praças são de fazer vergonha a qualquer visitante, quase não se tem árvores, iluminação é precária, nada é bonito. O centro é um caos absoluto. Faltam sinais de trânsito em muitas vias, falta uma limpeza urbana condizente, falta zelo. A cidade se quer tem um acesso decente. Se São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo, tem a sua principal avenida, imagine Serra Talhada se não tem a sua. Muitos trechos da principal avenida da cidade, você não consegue mais ver o asfalto, só terra e poeira. Um  exemplo para onde estão levando a cidade, outro dia, visitando o mercado público, tomei um susto, o açougue de Serra Talhada é de chamar a polícia. Um ambiente degradante e imundo colocando em risco a saúde da população. Coisa do outro mundo falta naquele lugar que não pode ser feito: piso de granito, azulejo nas paredes, água e energia. E tem-se aí um ambiente limpo para a população. E Serra Talhada tem dinheiro para isso e muito mais. O matadouro de Serra Talhada, outro caos.

E se o centro está abandonado, imagine os bairros periféricos. Analisando o Índice Firjam de Gestão Fiscal, ano base 2010, Serra Talhada ficou em 111º lugar no Estado e 4688º no Brasil, conceito D, o pior possível, humilhante. No Índice de Desenvolvimento Municipal, ano base 2009, outro resultado desconcertante. A cidade teve desenvolvimento regular com 0,5963 pontos,  juntamente com 66,5% dos municípios do estado. Ora, se o município é um dos maiores economicamente, logo teria de ter uma posição muito melhor. Pernambuco ficou com desenvolvimento mediano. Ou seja, Serra Talhada está ficando para trás de muitas cidades do estado no quesito desenvolvimento.  Por tudo, Inocêncio é o principal responsável e fiador. Ele deu sustentação política a tudo isso. Ele com a força que diz que tem, não exigiu dos aliados compromissos administrativos com a cidade, provavelmente porque não as tem.  Nos últimos oito anos, nunca os municípios brasileiros tiveram tanto dinheiro. Tanto pelo crescimento econômico do país, quanto pelo direcionamento dos recursos públicos destinados ao fortalecimento dos municípios. Mais um feito do governo Lula. E eles não aproveitaram para crescer Serra Talhada administrativamente. Cresce o comércio, a área urbana da cidade agiganta-se, os serviços privados, idem. Agora, cresce junto o caos, porque as “administrações” de Serra Talhada são de muitas maldades para uma cidade só.

Serra Talhada, cansada de guerra, está sofrida. Fala-se muito por aqui em ir buscar verba lá fora. O orçamento da nossa cidade já supera os cem milhões de reais/ano, muito dinheiro. Tem primeiro que fazer o dever de casa, cuidar bem do dinheiro, constitucionalmente, garantido para Serra Talhada. Lembrando que a cidade tem hoje uma arrecadação própria relevante, mais uma vez beneficiada, por exemplo, pelo boom imobiliário que se deu no país. Dito isso, quando alguém se candidata a prefeito, está pedindo confiança a você. Está pedindo, entre outras coisas, que entregue, por quatro anos, nas mãos dele, os destinos da cidade, e principalmente que entregue todo o dinheiro do município para que ele administre. Sim, exatamente isso. Todo o dinheiro que esse alguém vai gerenciar e destinar para a saúde, a educação, a infra-estrutura do município e o mais importante nos dias de hoje: que não roube e não deixe roubar, para que os recursos do município sejam destinados a melhorar as condições da cidade. Pois bem, por todos esses anos de maldade com a cidade, a pergunta que eu me faço é: você confia o dinheiro e o destino da cidade nas mãos desses grupos que se sucedem em Serra Talhada? Não, não confio. Sinto muito. Serra Talhada exige apressada e urgentemente que se cuide dela, que se faça um governo destinado a toda a população, e não como se faz hoje e há muito  tempo, ações  voltadas para beneficiar grupelhos que só levam a cidade ao caos. Acreditamos ainda que a cidade um dia terá sua sorte e governante responsável. Para isso basta honestidade e boa intenção. Apesar deles, amanhã há de ser outro dia.