“Só as mães são felizes”. Esta  frase é de Lucinha  Araújo, mãe do inesquecivel cantor e compositor Cazuza, um dos símbolos da Música Popular Brasileira (MPB). Passados mais de 20 anos da morte de Cazuza, dona Lucinha diz que todos os dias chora um pouco, por cerca de cinco minutos com as lembranças do filho. Um amor assim tão grandioso só podia ser de MÃE.

Aliás, usamos muitas vezes adjetivos que atestam o grandioso amor das mães. É mãe-pátria, mãe-terra  e por aí vai… Escrevo estas “mal-tecladas” na esperança que, no pleito eleitoral deste ano, as mães possam interferir e que suas vozes possam ser ouvidas.

Tenho a esperança, por exemplo, que as mães dos pré-candidatos a prefeito de Serra Talhada possam aconselhar seus filhos sob a responsabilidade dos projetos e os pecados das promessas não cumpridas. Rogo às mães dos pré-candidatos que neste Dia das Mães, mergulhe nos olhos dos seus filhos e por um minuto – não mais que isso – selem um pacto em prol de uma cidade diferente. Que os pré-candidatos esqueçam o presente comprado por força do apelo da mídia e por um instante beijem a face de suas mães e prometam a construção de uma terra melhor. Acredito nisto porque nunca consegui mentir para a minha saudosa mãe que hoje faz parte de uma constelação privilegiada.

Gostaria muito que as mães dos nossos pré-candidatos a prefeitos de Serra Talhada não fossem omissas. Até imploro aos marketeiros, que  criem como tática eleitoral um conselho político em que a MÃE seja a principal condutora. Mãe tem liberdade,tem poder, tem carinho, afeto e amor. Mãe também puxa orelha, fala verdades que precisam ser ditas. Não tem a obrigação de bajular. È especialista em orçamentos e sabe dizer não quando necessário. A única coisa que mãe não economiza é amor.

Penso numa Serra Talhada diferente  após o ‘parto eleitoral’. Uma cidade que nasça dos desejos das mães aflitas por justiça social. Uma cidade que possa expurgar seus pecados e sepultar seus medos. Onde os jovens possam expressar suas opiniões sem ter que dever favores a deputado A ou B, em funçao da troca de votos. Quero uma Serra Talhada que nasça dos desejos das mães porque elas são puras, sinceras, honestas e capazes de dar a  vida por seus filhos. Por isto que Lucinha Araújo está certa: “Só as mães são felizes”.

Faça-nos felizes mães dos que lutam pelo poder. Confio em vocês, como sempre confiei na minha mãe. Até hoje sinto falta do calor do seu colo. Ela, minha “santa” Maria Luiza, educou sete filhos sem discriminar ou fazer opção especial por nenhum deles. Isto, só as mães conseguem. FELIZ DIA DAS MÃES, porque só às mães são felizes.