eugênioPor Eugênio Marinho, empresário de Serra Talhada

Se você pedir a vários amigos seus que façam um mapa detalhado, por exemplo, de uma mesma praça conhecida de todos, certamente, cada um irá trazer um mapa que apresentará alguma diferença, um, em relação aos outros. E todos os seus amigos terão certeza que o mapa de cada um deles retrata a realidade, a praça como ela realmente é, embora todos os mapas tenham diferenças e a praça seja única.

Alguns destes mapas serão mais realistas, mostrarão os defeitos e as belezas da praça, mas mesmo assim não retratarão a realidade absoluta dela, outros, serão mais críticos, darão ênfase apenas aos defeitos. Ainda haverá aquele que parecerá mostrar uma outra praça muito mais bonita, por ter dado ênfase ao sonho de como aquele seu amigo desejaria vê-la.

Qual seria o seu mapa desta praça? É um direito seu fazê-lo como desejar. No entanto, ao fazê-lo, se o seu desejo é tornar a praça um lugar agradável para você viver, seja realista, pois toda jornada bem sucedida sempre parte da realidade. Seja crítico, pois só assim poderá mudá-la naquilo que ela deixa a desejar, mas jamais deixe de ser sonhador, pois não há nenhuma nova realidade que não tenha nascido de um sonho.

Para uma mesma praça, sempre haverá vários mapas, ou seja, o mapa não é a praça. Aliás, nunca esqueça: o mapa não é o território. Assim, como a praça, será 2016, a forma como você irá vê-lo, seu mapa, e como irá enfrentá-lo, suas atitudes, sempre farão toda a diferença.

Feliz Ano Novo.