Por Agenor Guerra, de Serra Talhada

“Não posso acreditar que fizemos isso! Olhando para trás, é duro acreditar que estejamos vivo até hoje. Nós viajamos em carros sem cintos de segurança ou air bag. Não tivemos nenhuma tampa a prova de crianças em vidros de remédios, portas, ou armários e andávamos de bicicleta sem capacete, sem contar que pedíamos carona.

Bebíamos água direto da torneira e não da garrafa. Nós gastávamos horas construindo nossos carrinhos de rolimã para descer ladeira abaixo e só então descobríamos que tínhamos esquecido dos freios, depois de colidir com algumas árvores, aprendemos a resolver o problema. Saíamos de casa pela manhã e brincávamos o dia inteiro, só voltando quando se acendiam as luzes da rua. Ninguém podia nos localizar, não havia telefone celular.

Nós quebramos ossos e dentes e não havia nenhuma lei para punir os culpados.Eram acidentes, ninguém para culpar, só a nós mesmos. Nós tivemos brigas e esmurramos uns aos outros e aprendemos a superar isto. Nós comemos doces e refrigerantes, mas, não éramos obesos.Estávamos sempre ao ar livre, correndo e brincando. Compartilhamos garrafas de refrigerantes e ninguém morreu por causa disto. Não tivemos playstations, Nintendo 64, Vídeo game, 800 canais de TV a cabo, filmes em vídeo, celular,bicicleta de 18 marchas, computador e internet.
Nós tivemos amigos.

Nós saíamos e os encontrávamos.íamos de bicicleta ou caminhávamos até a casa deles e batíamos a porta. Imagine tal coisa, sem pedir permissão aos pais, por nós mesmos lá fora no mundo cruel, sem nenhum responsável, como fizemos isto? Nos jogos da escola, nem todo mundo fazia parte do time. Os que não fizeram, tiveram que aprender a lidar com a decepção… Alguns estudantes não eram tão inteligentes quanto os outros, eles repetiam o ano, que horror, não se inventavam testes extras. Éramos responsáveis por nossas ações e arcávamos com as consequências, não havia ninguém que pudesse resolver isso.

A idéia de um pai nos protegendo, se desrespeitássemos alguma lei, era inadmissível, eles protegiam as leis, imagina só isso. Nossa geração produziu alguns dos melhores compradores de riscos, criadores de soluções e inventores. Os últimos 50 anos foram uma explosão de inovações e novas idéias, tivemos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade e aprendemos a lidar com isso.”