carcará

Logo mais às 16h o Campeonato Pernambucano vive uma final histórica. O Santa Cruz Futebol Clube recebe o time do Salgueiro, no Arruda, na disputa pelo título de campeão. Caso vença, a equipe tricolor conquistará o seu o 28º título. Caso o ‘Carcará’ pise na cabeça da ‘cobra coral’, será um feito inédito para o time sertanejo.

Sou rubro-negro e cresci vendo uma disputa histórica entre as cidades de Serra Talhada e Salgueiro. Disputa na política, na economia e até no futebol. Quem não se recorda das partidas bem disputadas entre as duas equipes- Serra x Salgueiro – onde muitas vezes terminavam no tapa? Tudo isso agora é coisa do passado. Sou Salgueiro desde criancinha.

Justifico meu ‘vira casaca’ por uma razão muito simples: vencer o Santa Cruz, em Recife, é cuspir o preconceito que a maioria dos sertanejos sofrem na capital. Quem nunca foi vítima que se cale para sempre. Até mesmo setores da imprensa pernambucana têm preconceito com o interior.

carcará 2

Não obstante, uma cidade do interior costuma ser destaque quando um crime brutal acontece e é jogado em manchete como cena típica de um modo de vida de um povo… que é pacífico por natureza. E o jargão utilizado pelo mundo político de ‘interiorizar o desenvolvimento’? Puro preconceito. Nós temos muita coisas para mostrar e vender na Capital Pernambucana. Portanto, sem mais delongas, viva o Carcará. Viva o povo sertanejo.