Publicado às 18h25 desta terça-feira (11)
Após denúncias de leitores do Farol de Notícias sobre possíveis falhas na condução do concurso da Prefeitura de Triunfo [veja aqui], a banca realizadora do certame, o Instituto de Apoio à Gestão e Educação – Igeduc, emitiu nota em resposta à denúncia.
Um grupo de concurseiros apontou irregularidades nos locais de prova, problemas com os cadernos de provas e despreparo dos fiscais. De acordo com o documento emitido, a Igeduc é uma das poucas empresas que possuem programa de integridade.
NOTA DE ESCLARECIMENTO – IGEDUC
O IGEDUC – Instituto de Apoio a Gestão Educacional recebe com surpresa as denúncias publicadas pelo Farol de Notícias de Serra Talhada de que a aplicação das provas para o concurso público da cidade de Triunfo – PE, nos dias 02 e 09 de julho apresentaram indícios de fraudes.
A Instituição é uma das poucas bancas de concurso e seleção no país que instituiu um programa de integridade (compliance), nos termos da Lei n.º 12.846/13, com regras rígidas desde a fase de contratação, até a aplicação de provas e resultado final, contra a corrupção e as fraudes relatadas.
Não é possível, por exemplo, a recepção no local de aplicação de prova de envelopes abertos. Isso porque, todos os envelopes, antes de abertos são supervisionados pelos próprios candidatos que, ao final, assinam ratificando o protocolo de segurança. Além disso, todo o procedimento é acompanhado por fiscal do Controle Interno e registrado através de fotos e vídeos.
Aliás, o IGEDUC preza pela transparência de seus atos, sendo uma banca automatizada, com softwares próprios registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), o que possibilita a auditoria de todas as fases do concurso em tempo real ou quando solicitado e tem se destacado no mercado pelos elogios de sites e blogs especializados na área pelos procedimentos adotados.
O relatório final do controle interno não identificou nenhum fato ou circunstância que possa afetar a lisura do concurso público. É comum, entretanto, a irresignação de candidatos com o rigor dos procedimentos de segurança adotados pela banca e o equívoco na interpretação de questões de prova que, no entanto, não afetam a sua legalidade. As provas do concurso já estão disponíveis no site do Instituto para ampla conferência.
Por fim, o IGEDUC rechaça veemente as alegações de fraude e enxerga as denúncias anônimas como mais uma ação de concorrentes em busca de atingir a credibilidade da Instituição. Em resposta, o Instituto adotará postura semelhante em outro momento, quando denúncias foram feitas e prontamente esclarecidas, com o envio do relatório do controle interno acompanhado de fotos, vídeos e documentos ao Ministério Público aquém caberá requerer aos denunciantes a apresentação dos indícios de fraude.
Assessoria Jurídica
IGEDUC.
RELEMBRE
Concurseiros apontam erros nas provas da Prefeitura de Triunfo
12 comentários em Organizadora do concurso da Prefeitura de Triunfo se pronuncia