Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Por Paulo César Gomes, escritor, historiador, professor, colunista do Farol de Noticias e âncora da TV Farol

A coluna “Viagem ao Passado” destaca, nesta edição, uma imagem histórica que marca um momento de grande significado para a comunidade católica de Serra Talhada: a criação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em 7 de fevereiro de 1967, pelo então Bispo Diocesano Dom Francisco Austregésilo de Mesquita.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Ao ser criada, a nova paróquia foi instalada no templo que antes abrigava a antiga Matriz de Nossa Senhora da Penha, atualmente conhecida como Matriz do Rosário. Inicialmente, recebeu a assistência do Padre Jesus Riacho (grafia original do sobrenome preservada nos registros) em regime interino. Posteriormente, assumiram o pastoreio o Padre Afonso de Carvalho Sobrinho e, mais tarde, o Padre Francisco de Assis Rocha.

A devoção a Nossa Senhora do Rosário, porém, remonta a um passado muito mais distante. A imagem chegou a Vila Bela por volta de 1853 ou 1854, trazida por iniciativa do Frei Capuchinho Caetano de Messina, ou seja, 171 anos de tradição e de fé. Mesmo antes da criação da paróquia e sem um pároco permanente, as novenas de Nossa Senhora do Rosário eram celebradas pelos padres vinculados à Concatedral de Nossa Senhora da Penha — ou pelos próprios fiéis, como registram as anotações do Livro de Tombo.

Dois detalhes curiosos merecem destaque: a ata de fundação da paróquia foi assinada apenas por homens, certamente os chefes de família da época; e, na fotografia do evento, todas as mulheres aparecem usando véu, uma tradição religiosa que, com o passar dos anos, foi se perdendo.

A imagem que ilustra esta lembrança faz parte do álbum de Dona Mercedes, gentilmente cedida por sua filha, Cláudia, para o livro “A Matriz de Nossa Senhora do Rosário e a vida de seus paroquianos”, de Dedinha Inácio e Paulo César Gomes.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

A procissão sairá da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em direção à Paróquia do Rosário. Às 18h, dá-se início à novena, e às 19h, à missa de encerramento.