
Por Paulo César Gomes, escritor, historiador, professor, colunista do Farol de Noticias e âncora da TV Farol
A coluna “Viagem ao Passado” destaca, nesta edição, uma imagem histórica que marca um momento de grande significado para a comunidade católica de Serra Talhada: a criação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em 7 de fevereiro de 1967, pelo então Bispo Diocesano Dom Francisco Austregésilo de Mesquita.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Ao ser criada, a nova paróquia foi instalada no templo que antes abrigava a antiga Matriz de Nossa Senhora da Penha, atualmente conhecida como Matriz do Rosário. Inicialmente, recebeu a assistência do Padre Jesus Riacho (grafia original do sobrenome preservada nos registros) em regime interino. Posteriormente, assumiram o pastoreio o Padre Afonso de Carvalho Sobrinho e, mais tarde, o Padre Francisco de Assis Rocha.
A devoção a Nossa Senhora do Rosário, porém, remonta a um passado muito mais distante. A imagem chegou a Vila Bela por volta de 1853 ou 1854, trazida por iniciativa do Frei Capuchinho Caetano de Messina, ou seja, 171 anos de tradição e de fé. Mesmo antes da criação da paróquia e sem um pároco permanente, as novenas de Nossa Senhora do Rosário eram celebradas pelos padres vinculados à Concatedral de Nossa Senhora da Penha — ou pelos próprios fiéis, como registram as anotações do Livro de Tombo.
Dois detalhes curiosos merecem destaque: a ata de fundação da paróquia foi assinada apenas por homens, certamente os chefes de família da época; e, na fotografia do evento, todas as mulheres aparecem usando véu, uma tradição religiosa que, com o passar dos anos, foi se perdendo.
A imagem que ilustra esta lembrança faz parte do álbum de Dona Mercedes, gentilmente cedida por sua filha, Cláudia, para o livro “A Matriz de Nossa Senhora do Rosário e a vida de seus paroquianos”, de Dedinha Inácio e Paulo César Gomes.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
A procissão sairá da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em direção à Paróquia do Rosário. Às 18h, dá-se início à novena, e às 19h, à missa de encerramento.
2 comentários em Os 171 anos de História do novenário de Nossa Senhora do Rosário em ST