Imagem de Arquivo

Publicado às 07h desta sexta-feira (16)

Hoje, o Padre Custódio Francisco de Sá completa 80 anos de vida e ruma para os 10 anos de celibato, que será celebrado em novembro próximo. Nessa quinta-feira (15), na Matriz da Penha, o bispo Dom Egídio Bisol e alguns padres da diocese, marcaram a data com muitos aplausos. Mas, o que se faz quando se chega aos 80 anos e olha o retrovisor? Acho que Padre Custódio sabe e fará esta reflexão muito bem.

Mas, nesta manhã, quero descortinar algumas boas lembranças como um dos seus sete filhos, aliás, o mais velho, que não muda muita coisa, porque cada filho tem o seu retrovisor próprio. Sem falar nos netos e bisnetos ao seu redor, o que deixa claro que o ato de viver é divino, e por isso que ele chegou aos 80.

Quando criança, meu pai foi uma espécie de super herói para mim e meus irmãos. Fez de tudo um pouco. De motorista, passando por vendedor, contador, professor, etc. Nunca negligenciou com a família, e também nunca se furtou de brindar as coisas boas da vida. É claro, ao lao da ‘Dona Lu’, nossa saudosa mãe que vive nos céus.

Mas o tempos passou rápido e depois do celibato, descobrimos um novo rosto de papai: deixou de ser o pai de sete filhos, para se tornar o ‘pai de todos’. Nunca vi tamanha dedicação ao sacerdócio, mesmo enfrentando alguns problemas dentro do sistema. Ele tem opinião própria. Nunca fugiu dos compromissos como padre. Não fez isso como meu pai… então, está explicado.

Padre Custódio, meu pai, é o primeiro a chegar diante um problema de um filho e, acreditem, é o último a sair. Fica lá, sofrendo junto e buscando soluções. Esta regra também serve para os seus paroquianos. Portanto, em nome de Mário, Germano, Gisleno, Marillac, Magnólia e Francisco, e este humilde filho, nós te agradecemos e juramos amor eterno. FELIZ ANIVERSÁRIO, PAI!