Os bons tempos do Cine Plaza, em ST, com 700 lugares

Publicado às 05h55 deste domingo (17)

Por Paulo César Gomes

A coluna “Viagem ao Passado” deste domingo resgata uma imagem cheia de saudosismo, trata-se de uma das únicas fotografias que se tem acesso do antigo Cine Plaza ainda com traços da fachada original. É possível ver na foto o nome cinema na marquise, as bilheterias e a entrada principal, a lanchonete não aparece, mas ficava à direita.

O Cine Plaza foi inaugurado em 12 de agosto de 1958, possuía 700 assentos, além de um camarote, na época, era um dos maiores e mais confortáveis do interior de Pernambuco. Pertencia a José Aureliano Leite, o popular Seu Lourinho. O prédio hoje está de posse da família que luta conservar parte do legado deixado pelo patriarca.

Veja também:   Pernambucano morre após teste físico de concurso

Muitas histórias fazem parte das memórias de quem viveu a adolescência nesse período. Além do namoro no escurinho do cinema, também  existia alguns ousados que fraudavam a carteira de identidade para assistirem filmes do tipo “Dama de Lotação” e ‘Bonitinha, mas Ordinaria”. Os mais atrevidos ao serem identificados por Seu Lourinho com a ‘boca na botija’, eram obrigados a comprovarem a maioridade, sob pena de serem expulsos do estabelecimento.

Vários faroleiros que hoje beiram a meia idade deixaram as suas marcas no cinema, além de terem sido convidados a se retirarem por serem menores. Na foto abaixo, Seu Lourinho.

Veja também:   Mais um caminhoneiro é vítima de quadrilha armada em ST

Os bons tempos do Cine Plaza, em ST, com 700 lugares