Paulo CésarPor Paulo César Gomes, Professor, escritor e colunista do Farol

Infelizmente a memória histórica de Serra Talhada não é preservada tão qual a sua grandiosidade, já que a sua importância ultrapassa a os limites territoriais do município ganhando dimensão regional. Lamentável o descaso à preservação do acervo fotográfico e jornalístico da cidade, bem como à ignorância em entender o que é “memória” e o que é “história”, fez com que fontes importantes não fossem guardadas corretamente, o que hoje impossibilita que se faça um trabalho de pesquisa de boa qualidade.

No entanto, o Historiador é acima de tudo um obstinado. Um ser movido pelo mesmo instinto que um felino na caçada a sua presa, ou seja, o pesquisador tem que ter fome na hora de pesquisar o seu o objeto de pesquisador. Essa fome felina nos fez se deslocar a capital do estado, na busca por informações sobre a fascinante história do memorável tri campeonato serra-talhandese (1974/75 e 76) no concurso de Miss Pernambuco. Uma pesquisa que pretende mostrar não só a beleza das mulheres serra-talhandenses, mas a força e a determinação de jovens que enfrentaram e enfrentam o desafio de vencer na vida em um mundo – infelizmente – ainda dominado pelo machismo e o preconceito.

Mesmo sem apoio e a devidas condições para realizar esse trabalho, estivemos na Fundaj – Fundação Joaquim Nabuco, pesquisando no setor de microfilmagem, edições do Diário de Pernambuco, matérias sobre os concursos de Miss e a participação das jovens sertanejas.

Nas publicações do Diário – empresa que organizava o concurso – é possível perceber a grandiosidade do evento. Durante o mês em que era realizado, o jornal publicava matérias diárias sobre as candidatas e a preparação para o concurso.

Atrás de renome nacional se apresentava no desfile, que em média reunia um público superior a 10 mil pessoas.

Alguns fatos publicados no jornal envolvendo as jovens sertanejas chamam a atenção. O famoso colunista João Alberto, publicou a informação de que Cilene Aubry era de Salgueiro. A mesma Cilene é chamada em algumas matérias pelo sobrenome Bezerra e em outras pelo Aubry.  Matilde Terto ao ser eleita Miss Pernambuco, em 1976, recebeu a seguinte manchete: “Matilde Terto: A beleza sertaneja para o mundo ver”. Entre as matérias já pesquisadas, publicamos com exclusividade algumas que merecem destaque, com as suas respectivas transcrições.

Diário de Pernambuco, junho de 03 de junho, 1972.

“Quem entregou a faixa de Miss Serra Talhada 1972, srta. Terezinha Carneiro Tavares, no dia de sua apresentação, foi a jovem Marluce de Andrada Magalhães.

Entre as presenças de destaque nas festas, salientaram-se os casais Inocêncio Gomes de Oliveira, Armando Carvalho, Osvaldino Mangueira e Jatobá do Monte. Terezinha Carneiro Tavares a sociedade de Serra Talhada, com sua graça, simpatia, elegância e beleza. Tem 1,72 de altura, é morena de olhos castanhos escuros, prática basquetebol e deseja seguir a carreira de relações públicas”.

Recife, terça-feira, 8 de julho de 1975 – Diário de Pernambuco – Primeiro Caderno – Pagina 03.

miss
SERRA TALHADA SE *ENGALANA NO RETORNO DA MISS

Uma grande festa, promovida no Clube Intermunicipal de Serra Talhada, marcou o retorno da Srta. Maria de Fátima Mourato, miss Pernambuco 1975, a cidade, sábado.

Mais de 200 automóveis acompanharam o desfile, à tarde, pelas ruas da cidade, para recepcionar Maria de Fátima. Uma multidão presenciou o desfile.

CONTRIBUIÇÃO

Uma homenagem aos 150 dos do DIÁRIO DE PERNAMBUCO, também integrou o roteiro das festividades. O deputado Federal Inocêncio Oliveira, em discurso durante a recepção. Oferecida pela cidade a Maria de Fátima Mourato, destacou “a grande contribuição do DIÁRIO à cultura do nosso povo, através de 150 anos”.
Miss Pernambuco desfilou com trajes que evocavam o aniversário do mais antigo jornal em circulação na América Latina. As srts. Rosangela Dourado (coordenadora do Miss Pernambuco 75), Kátia Maria Marques (Miss Simpatia 1975) e Cilene Aubry (Miss Pernambuco 1974), compareceram a festa. O Sr. Carmelo Araújo, do Departamento de Produção do DP, agradeceu, em nome da direção do DP, a homenagem prestada ao seu sesquicentenário. A festa se encerrou as primeiras horas de domingo, animada pelo conjunto “Edésio e Seus Red Caps.”

Recife, sábado, 8 de julho de 1974 – Diário de Pernambuco – Primeiro Caderno –

Pagina 02.

miss 2
SERRA TALHADA RECEBE CILENE AUBRY COM FESTA

SERRA TALHADA (Correspondente) – A cidade se enfeita para tributar hoje calorosa homenagem a sua mais bela filha: Cilene Aubry Bezerra da Costa, Miss Pernanbuco 1974, que chegará às 17 horas, procedente do Recife.

Miss Pernambuco será recebida, na entrada da cidade, por todas as autoridades do município, colégios e dos representantes de clubes sociais. Cilene rumará, em seguida, ao centro de Serra Talhada, à frente de um grande cortejo automobilístico e será conduzida em carro alegórico especialmente preparado apoteótica recepção.

Ela chegará em companhia de uma comitiva integrada por várias misses que participaram do concurso estadual, realizado no dia 24 de abril, no Ginásio de Esporte Geraldo Magalhães, Recife. Integraram ainda a comitiva, que partirá da capital pernambucana às primeiras horas da manhã de hoje, representantes dos Diários

Associados, patrocinadores do certame que escolhe, anualmente, a mais bela pernambucana.

Entre as várias homenagens a serem prestadas a Cilene Bezerra, destaca-se as das suas ex-colegas de estudo no Colégio Nossa Senhora da Conceição, com a presença do antigos professores da Miss Pernambuco 1974.

A festa que Serra Talhada preparou para Cilene ficará na história da cidade – comentam os diretores dos clubes sociais do município, um dos mais importantes polos de desenvolvimento do Sertão pernambucano.

Dezenas de estudantes de todos os colégios da cidade da cidade participarão do cortejo que conduzirá Miss Pernambuco ao centro de Serra Talhada. A cidade está engalanada. Todos comentam o retorno triunfal de Cilene a terra, depois de haver conquistado o título máximo da beleza estadual, em um concurso que contou com a participação de quase trinta candidatas.

Cilene desembarcará na Churrascaria 411, onde receberá as boas-vindas do prefeito do município, dos vereadores, juiz de Direito, promotor público e de outras autoridades.

* Palavra não é muito usual que significa: ornamentar,

ataviar, vestir, embelezar.