Por Manu Silva, professora, feminista, militante do Coletivo Fuáh, e repórter do Farol de Notícias

Publicado às 05h28 desta quinta-feira (5)

Nem todo dia é carnaval no mundo da notícia e há momentos da vida de um repórter que começamos a nos desafiar. Qual será o meu potencial de escrita? Estou nesse momento, buscando mais de mim e do meu trabalho. Inspirada em várias pessoas que colaboram indiretamente com o trabalho jornalístico do Farol de Notícias, pretendo escrever crônicas sobre o ‘Repórter Secreto’, uma piada interna da nossa redação.

Personagem que dá enredo para muita história. Nem tão verdadeiras, e nem tão falsas. Esse espaço não deixa de ser uma homenagem a todos os nossos leitores, os faroleiros e faroleiras de carteirinha que sempre estão conosco ajudando a construir o nosso Farol. É graças a vocês que somos Referência em Jornalismo. De coração, espero que gostem!

APRESENTAÇÃO

Todo bom jornalista que se presa mantém um informante seguro e esperto para catar todas as informações que vêm da rua e passar para ele checar em sua redação. Em Serra Talhada, o blog mais aceso e vigilante é o Farol de Notícias, que tem uma equipe de reportagem oficial diariamente atenta aos acontecimentos municipais e pelo resto do mundo.

Veja também:   Governo federal vai financiar reconstrução da ponte em Baltimore

Mas é no submundo da notícia que age o Repórter Secreto, um cara misterioso e inusitado que repassa todos os fuxicos mais quentinhos da cidade. Aquelas conversas de WhatsApp desencontradas, as invenções de mesa de bar, os resmungados da porta do mercado. Tem hora que tudo não passa de história Trancoso. Só que quando o cabra acerta, as fontes oficiais confirmam e a matéria sai exclusiva… É a manchete do dia. Batata!

O Repórter Secreto do Farol é especial, não traz qualquer abalo emocional da população. Ele só traz notícia de desgraça. O bicho é como um correio da má notícia ambulante, não tem um trupicão na porta da prefeitura que ele não dê conta. Diz direitinho, quem foi, como foi, a hora e quando possível até foto e vídeo comprova. O que eu gosto dele é a empolgação com morto, só vive no chá com biscoito do BM. Pense num homem sanguinolento.

Veja também:   Bairros com mais casos suspeitos de estupro em ST

Essa semana mesmo, teve uma conversa que o fuxiqueiro profissional viu na rede social. O rapaz estava sentado numa cadeira de balanço, na calçada da casa do seu compadre, lá na Rua do Sol. Menino, ele comendo um pacote de bolacha Maria com uma caneca de café, leu o babado e deu um pinote para o alto, quase queima as parte com o líquido quente. Ligou correndo para o chefe e repassou em primeira mão o noticiário do povo.

Num é que ele acertou de novo. Eita, cabra insistente. Meia hora depois do combinado por telefone, a matéria sendo produzida, a criatura ligou pelo menos duas vezes ainda para acrescentar os detalhes. A cada chamada uma ideia confundida, no fim achou o telefone da pessoa envolvida no caso. Eita, cabra arretado. Só não coloca no papel, porém toda a apuração e investigação do fato é com ele mesmo.

Veja também:   Neoenergia emite nota sobre "apagão" em ST

Depois dessa o acesso do site disparou, e ele morto de felicidade compartilhando e dizendo por dentro: “Eu sou o repórter secreto!”. Afinal, um repórter nunca revela suas fontes e o nosso, é melhor que Super Homem, ninguém descobre sua identidade. O homem não tem a parafernália do Inspetor Bugiganga, mas descobre todos os pormenores do fuxico local.