Publicado às 14h50 deste sábado (25)

Por Adelmo José dos Santos, Poeta e escritor, membro da Academia Serra-talhadense de Letras (ASL)

Em pé: Mané do Galo, Ageu, Nildo Pereira, Clovis, Tidão, Lelinha, Assis Duarte e Jarinho. Agachados: Bico de Aço, Pisca-pisca, Fernando de Pesqueira, Zé Moura, Nego Bria e Chico de Roxa. O mascote é Enoquinha, filho de Jarinho.

Em 1966 o presidente do Comercial Esporte Clube era Jarinho, dono da loja “A Majestosa”. Nessa época o Comercial era um time amador, mas já tinha o perfil de um time profissional. Tinha muitos jogadores que vinham de outros lugares, como Brito, Zé Paulo de Sertânia e do Recife o Nego Amaro.

Todos recebiam os “bichos”, junto com os prêmios e salários, nos dias de segundas-feiras no famoso “Bar do Abrigo”. Os jogos eram aos domingos no Campo da Várzea. Quando o time entrava em campo, era um show de emoção. O time era pra cidade a sua grande atração. O campo era de terra, não tinha nada gramado, passava uma corda envolta que servia de alambrados. A bola era de couro cru, uma bola costurada. As chuteiras eram com pregos, João de Carocha sapateiro, quando as bolas eram furadas, remendava e costurava. Dava um trato nas chuteiras engraxava e pregava.

A torcida pagava o ingresso e com a contribuição do comércio, o clube era sustentado. A torcida ia pro campo por uma estrada de terra cercada por aveloz, ansiosa e comentando, com todo mundo empolgado, para ver dentro do campo a garra de Mané do Galo. As defesas de Ageu que era o melhor goleiro, a classe de Assis Duarte, e a categoria de Lelinha com seu futebol de craque. Os chutes de Bico de Aço apareciam um canhão, era o jogador mais novo, quando ele batia um pênalti a bola entrava num canto e o goleiro ia pro outro.

As arrancadas de Chico de Roxa na hora que ele corria, e os dribles de Nego Bria que era o ídolo da torcida, quando pegava na bola passava muita alegria, era o melhor jogador com as jogadas que fazia.

Em 1969 o jogador Nildo Pereira foi eleito prefeito de Serra Talhada e fez do Campo da Várzea o “Estádio Pereirão”. O estádio foi inaugurado em 1973, num jogo Santa Cruz 3 X 1 Sporte, no seu último ano de gestão.

Nildo Pereira e Bico de Aço moram em Serra Talhada e Assis Duarte em Salgueiro. Muitos jogadores deste time já morreram. Há poucos anos atrás, quis o destino me dar uma grande alegria, eu senti muita emoção, ao jogar com Chico de Roxa e Nego Bria no time do Moreirão.  Agora estou outra vez revivendo essa emoção, jogando com Bico de Aço na “Associação Atlética o Peladão”.