Do Diario de PE

2014
Em 10 de agosto, um Antonov-140 da companhia iraniana Sepahan Airlines com 40 passageiros e oito tripulantes cai em um bairro residencial reservado a militares e seus familiares, a menos de cinco quilômetros do aeroporto de Teerã-Mehrabad, de onde havia decolado. Na tragédia, morreram 39 pessoas, e outras nove ficaram gravemente feridas. Antes da queda, o piloto conseguiu por pouco evitar os prédios e um mercado. O acidente foi causado por uma pane no motor e um sinal de alerta com defeito, segundo as autoridades.
2011
Em 9 de janeiro, 77 pessoas morreram, e 27 ficaram feridas no acidente de um Boeing 727 da companhia Iran Air, caído perto de Urumiyeh, na província do Azerbaijão Ocidental (noroeste). A aeronave havia decolado com atraso de Teerã por causa do mau tempo.
2009
Em 15 de julho, um Tupolev 154 da companhia iraniana Caspian Airlines, que cobria o trajeto Teerã-Erevan (Armênia), pega fogo em pleno voo e cai em um campo na região de Qazvin (norte). Morreram as 168 pessoas que estavam a bordo, entre elas, 15 membros da tripulação. Segundo as autoridades, houve um problema técnico no avião.
2006
Em 26 de novembro, um avião militar iraniano do tipo Antonov 74 caiu em Teerã, matando 39 pessoas, incluindo 30 membros dos Guardiães da Revolução – o Exército de elite do governo. O aparelho seguia para Shiraz, no sul.
Um mês antes, a direção das forças terrestres dos Guardiães da Revolução já havia perdido boa parte de sua liderança, com a morte de oito de seus oficiais superiores em um acidente de avião perto de Urumiyeh.
Em 1º de setembro, 29 pessoas morrem no acidente de um Tupolev 154, que cai e pega fogo em Machhad, no nordeste do Irã, depois da explosão de um pneu do trem de pouso.
2005
Em 6 de dezembro, um avião militar de transportes Lockheed C130 cai sobre um prédio de dez andares em um bairro residencial do sul de Teerã, deixando 108 mortos – entre eles 68 jornalistas e fotógrafos – e mais de 90 feridos. Entre as vítimas, 14 pessoas em terra. A aeronave teve problemas de motor logo após sua decolagem do aeroporto de Mehrabad.
2003
Em 19 de fevereiro, um Iliuchin de fabricação russa da Força Aérea dos Guardiães da Revolução cai a 35 quilômetros de Kerman (sudeste), deixando 275 mortos. O aparelho desapareceu das telas do radar uma hora depois de sua decolagem. O piloto tentou contato com a torre de controle do aeroporto de Kerman para avisar que pretendia pousar por conta do mau tempo.