Da Revista Fórum

Médico sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Claudio Maierovitch disse que a mutação do Coronavírus identificada no Reino Unido “certamente já está circulando no Brasil”.

“A situação no Brasil está fora de controle. A mutação certamente já está circulando no Brasil também, levando em conta o tempo que se supõe que se circula na Inglaterra”, disse.

Em entrevista ao jornal O Globo desta quarta-feira (23), Maierovitch diz que a possibilidade de que a mutação seja 70% mais transmissível aumenta ainda mais a preocupação.

“Deveríamos estar em um momento no qual os voos internacionais estivessem suspensos, exceto para situações excepcionais. O mundo não conseguiu fazer isso, o Brasil muito menos. Mas, na maior parte do mundo, os viajantes brasileiros não estão sendo recebidos. Um sistema de identificação rápida no país, com testagem, isolamento e rastreamento de contatos, mostraria resultados muito melhores do que a preocupação com os voos. Desde que a população use máscaras e não haja reuniões, festas, visitas, um comportamento de vida normal que tem sido estimulado pelas autoridades”, disse.

Veja também:   Com 33 milhões de brasileiros sem comida, fome pede soluções urgentes