Por Dr. Waldir Tenório Júnior, médico cardiologista CRM-PE: 22103

Pesquisas não só reforçam que dá para comer o alimento sem culpa como sugere que isso traria vantagens. Vários estudos, dão mais motivos para esquecermos de vez a fase negra do ovo.

O ovo, muitas vezes visto como vilão por causa do colesterol e da salmonela, pode ser um aliado da saúde do coração. Ao menos é o que sugere um estudo realizado por pesquisadores da China e do Reino Unido com dados de mais de meio milhão de chineses e publicado nesta semana na revista científica “Heart”.

Os resultados indicam que pessoas que consomem um ovo por dia reduzem de forma significativa os riscos de doenças cardiovasculares, em comparação com pessoas que não ingerem.

A análise dos dados sugere que pessoas que consomem um ovo diário tem menos riscos de doenças cardiovasculares. Em particular, os que comem ovos tem 26% menos riscos de hemorragias cerebrais, 28% menos chances de morrerem por causa do derrame e 18% menos chances de mortes por doenças cardiovasculares. Também foi observado o menor risco para doença arterial coronariana.

Alimente-se melhor, seu coração agradece. Mudar seus hábitos ajuda a prevenir problemas sérios no coração, colesterol alto e até problemas psicológicos, como depressão e ansiedade.