Investigado pela Policia Federal por corrupção e desvio de recursos, o influente Diretor de Política Agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento(Conab), Silvio Porto, não deve retornar após as férias. O Cargo já vem sendo ocupado por João Marcelo Intini, por ele indicado- que, como é próprio de uma gestão anárquica, nem sequer foi oficializado.

Operador e eminência parda do PT, Porto teve sua demissão solicitada por Maurício Todeschini, Delegado da Polícia Federal. Sua queda foi comemorada na Conab. Alvo da Polícia Federal, Porto é protegido pela cúpula do PT e do Ministro Gilberto Carvalho, Secretário Geral da Presidência da República.

Por suas costas largas, Silvio Porto não chegou a ser preso, mas, é suspeito de integrar um esquema de desvio de recursos do programa Fome Zero. A Operação Agro-Fantasma, da PF em setembro, investigou desvios no Programa de Aquisição de Alimentos, com recursos da Conab. A Polícia Federal cumpriu 92 mandados- 11 de prisão, 7 de suspensão de função pública, 37 de busca e 37 condução coercitiva, inclusive de Silvio Porto.

( JC Capa 2- Claúdio Humberto Barros e Cláudia Leitão )