Um grupo de romeiros devotos do Padre Cícero Romão, personagem bastante cultuado por milhares de católicos nordestinos, partiu de Serra Talhada nesta terça-feira (29), de bicicleta até Juazeiro do Norte (CE), numa prova de fé e superação. A largada aconteceu às 17h, de frente da igreja matriz do município, localizado no Centro da cidade.

O mais experiente da equipe, José dos Santos, 56 anos, conhecido também como “Zezé Boy”, explica que o percurso de mais de 200 km, apesar de não parecer perigoso, quase sempre oferece imprevistos. No ano passado, um ataque repentino de cachorros causou susto. Resultado? Na peregrinação deste ano, os Romeiros do Padre Cícero, como se auto-intitulam, pegam a estrada munidos até com rojões de São João para assustar a matilha.

“Na hora do aperreio, recorremos também aos gritos. A romaria de cachorro sempre aparece no trecho logo após o município de Belmonte. Mas, dessa vez estamos preparados”, relata “Zezé Boy”, que paga promessa em Juazeiro de bicicleta há 16 anos.

Durante todo esse tempo, ele lembra que nunca sofreu acidente. “Os motoristas respeitam”, garante. O grupo cumpre os cerca de 220 km entre Serra Talhada e Juazeiro do Norte também para agradecer por bênçãos alcançadas.

GRUPO SE REÚNE HÁ VÁRIOS ANOS; O MAIS VELHO DA EQUIPE, “ZEZÉ BOY” (DE CHAPÉU DE PALHA) REALIZA O TRAJETO HÁ MAIS DE UMA DÉCADA

Cada bicicleta leva uma parafernália de cerca de 5 quilos. Na parte traseira, nos bagageiros, vai roupa e comida. Bolacha, bolo de milho, água, suco, frutas e iogurte são alguns dos produtos. Na dianteira, componentes para assustar bichos na estrada, como buzinas e lanternas. Assim, os romeiros-atletas seguem o caminho iluminados tanto pela fé no Padre Cícero, como pela tecnologia. Numa das bicicletas, o policial civil José Lopes, 49 anos, mais conhecido como Zé Preto, montou um sistema de pisque alerta.

Caso ele precise manobrar à direita ou à esquerda é só acionar o dispositivo. “Fazemos tudo isso para evitar qualquer atrito”, comenta. Além disso, “Zé Preto” acoplou um rádio com pen drive a base de cinco baterias. “Quando a viagem fica cansativa, aí ligamos o radinho. E tudo fica mais animado”. Essa é a quinta vez que o policial pedala na fé pelo Padre Cícero Romão.

O POLICIAL CIVIL, JOSÉ LOPES, EQUIPOU A SUA BICICLETA COM RÁDIO, PEN DRIVE, PISCA ALERTA E LANTERNAS

Outro caso de superação é o de Reginaldo Silva, 32 anos, mais conhecido como Reginaldo do Mel. Ele viaja para Juazeiro do Norte pela oitava vez e, no grupo, foi um dos que mais investiram na preparação da bicicleta. Reginaldo do Mel é deficiente físico e não possui os antebraços. Para alcançar o guidão da bicicleta, acoplou suportes com espumas que o deixam confortável durante todo o percurso. Ele ainda investiu na compra de capacetes e cotoveleiras. “Gastei cerca de R$ 800 para ajeitar ela todinha”, disse.

Os romeiros de Serra Talhada chegaram a Juazeiro do Norte por volta das 10h, desta quarta-feira (30). E só retornam a Serra Talhada no feriado de finados, no dia 2 de novembro. Na volta, partem de lá na sexta-feira (1º), às 17h, vestidos com o uniforme que caracteriza a equipe, marcado pelo verde da esperança e que estampa a fotografia do Padre Cícero no peito.

O peregrinos da bicicleta prometem retornar à Serra Talhada, no sábado pela manhã, fazendo muito barulho. E agradecendo por tudo. Principalmente, por chegarem vivos. Afinal, é uma viagem e tanto.

REGINALDO DO MEL (O PRIMEIRO À ESQUERDA, DE ÓCULOS) NÃO DEIXOU A DEFICIÊNCIA FÍSICA VENCER A SUA FÉ NO PADRE CÍCERO