Publicado às 04h27 desta quarta-feira (10)

Edinicio Rodrigues do Nascimento, 54 anos, pai de uma aluna do Instituto Federal do Sertão (IF Sertão), em Serra Talhada, procurou a redação do Farol de Notícias na manhã dessa terça-feira (9) para relatar o medo que os pais têm vivenciado com relação ao transporte dos alunos para o instituto. Um grupo também formalizou uma queixa no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), contra a Prefeitura de Serra Talhada, responsável pelo transporte dos alunos até o local, com ônibus sucateados, que segundo os pais, colocam em risco a vida de todos os estudantes.

“Hoje, chegou ao ponto do  motorista não conseguir fechar a porta do ônibus. Alunos têm ficado sem ir para a escola por falta de ônibus. A situação dos alunos do IF Sertão é antiga. Já falamos com a prefeitura. Recentemente, um ônibus quebrou. A gente entrou em contato com a prefeitura que disse: ‘Nós não temos dinheiro para consertarmos esse ônibus.’ Como é que não tem dinheiro para consertar o ônibus se a gente vê a prefeitura fazendo farra? Eu não posso provar, mas dizem que a festa vai custar seis milhões, e não pode consertar um ônibus para fornecer aos alunos? Já faz dois anos que a minha filha estuda lá e sempre teve esse problema, os ônibus superlotados. Os ônibus que têm espaço não pegam,  dizem  que é outra rota. Segundo o Instituto Federal, a responsabilidade é 100% da prefeitura. Eles disponibilizaram três ônibus, só que a maioria dos ônibus vivem quebrados, um quebra, ficam dois”, relatou Edinicio Rodrigues. 

Veja também:   Mercado público gera o primeiro confronto entre Márcia e Duque

Rosângela Oliveira e Eliane Teixeira, mães de alunos, resolveram ir ao Ministério Público de Pernambuco, em Serra Talhada, nessa terça-feira (9), na companhia de Edinicio Rodrigues. “Eu fiquei horrorizada com a situação, para entrar no ônibus, eles tiveram que empurrar os colegas, porque estava muito lotado. A gente veio através do Farol, viemos aqui no Ministério Público procurar uma solução. É uma situação angustiante para nós pais ficarmos aguardando os nossos filhos chegarem em casa bem. É muito preocupante. A gente cobra do município que resolva essa situação. É angustiante para nós pais ficarmos nessa situação, vendo nossos filhos transportados feito bichos”, disse a serra-talhadense Eliane Teixeira, que tem dois filhos estudando no IF.

Veja também:   Leão alerta Romonilson: 'Belmonte não tem dono'

A mãe, Eliane Teixeira, fez um pedido: “Tem que vir sentado na cadeira, de cinto, é o que a gente quer. Eu acho que é o nosso direito de querer o melhor para nossos filhos. O que a gente tem aqui é só nossa indignação. Vamos representar aqui para ficar registrado, para que amanhã a gente não venha aqui dar uma entrevista chorando por nossos filhos”.

O OUTRO LADO

No final da tarde dessa terça-feira, a Secretaria de Educação de Serra Talhada enviou nota ao Farol, que foi assinada por Joelma Cavalcante, diretora do Transporte Escola Municipal. Ela justificou a situação como pontual. Leia abaixo:

NOTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Na sexta-feira tivemos um problema elétrico em um dos veículos, e assim que apresentou a tarde, levamos de imediato para o mecânico, só que o mesmo viajou e só iria ver o veículo na segunda-feira quando retornasse, tentamos outro mecânico, mas infelizmente aqui em Serra Talhada está muito escasso eletricista de ônibus eletrônico. Então locamos um veículo para suprir as necessidades de nossos alunos, pois nossa prefeita Márcia Conrado preza muito por isso, mas a cada dia está aumentando a quantidade de alunos do Instituto Federal de Educação. Mas não deixamos de atender aos alunos momento algum. Os veículos dão problemas e infelizmente não se conserta na mesma hora. Mas não os deixamos descobertos.

Veja também:   Bairros com mais casos suspeitos de estupro em ST

Também quero informar que só foi na parte da manhã, pois a tarde já deixamos tudo organizado igualmente como é.
Quero aqui pedir desculpas por o transtorno e dizer que sempre estamos a disposição para servir da melhor forma possível. Os ônibus já estão em seu funcionamento transportando os alunos.

Joelma Cavalcante

Diretora de Transporte Escolar

Veja o vídeos gravado pelos pais dos alunos: