dengueAs autoridades panamenhas estão discutido a possibilidade de introduzir mosquitos geneticamente modificados para combater o Aedes aegypti, que transmite o zika vírus – disse nesta quinta-feira o chefe de Epidemiologia do ministério da Saúde, Israel Cedeño.

Cedeño explicou que a ideia é repetir o sucesso do projeto em 2014 em uma comunidade rural, onde cerca de quatro milhões de mosquitos machos geneticamente modificados foram liberados para acasalar com as fêmeas e seus filhotes morrem ainda em estado de larvas.

O projeto, realizado pelo governo panamenho e o Instituto Comemorativo Gorgas, um centro de pesquisas de pesquisa em doenças tropicais no Panamá, produziu uma queda de 93% na população do mosquito, segundo os promotores do experimento em Nuevo Chorrillo, cerca de 20 quilômetros a oeste da capital. “Estamos avaliando a viabilidade e factibilidade de fazer isso novamente”, disse Cedeño à AFP, ao explicar que “o único que está realmente comprovado para eliminar os mosquitos é eliminar o criatório”. Destacou que o método dos mosquitos transgênicos parece ser eficiente em eliminar o Aedes Aegypti, embora considere que “seu custo seja alto”.

Portanto, “estamos avaliando se realmente é factível investir nisso ou investir no que já comprovamos, que é colocar a mão na massa na eliminação dos criadouros, educação e promoção junto à população”, disse Cedeño.

No Panamá há 50 casos confirmados de zika. O ministro da Saúde, Javier Terrientes, manifestou nesta quarta-feira que o vírus do Zika “chegou para ficar” no país.