Publicado às 06h16 deste sábado (20)

Por Giovanni Sá, editor-geral do Farol

Em um vídeo divulgado nas redes sociais nessa sexta-feira (19), o presidente Jair Bolsonaro aparece criticando o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e se referindo aos estados nordestinos como ‘Paraíba’. O áudio foi capturado pelos microfones da mesa no café da manhã com jornalistas, em uma conversa informal entre o presidente e o ministro Onyx Lorenzoni.

No diálogo, Bolsonaro diz que “dos governadores de Paraíba o pior é o do Maranhão e não tem que ter nada para esse cara”.

Alguns detalhes que não estão explícitos neste episódio precisam ser debatidos. Entre os ‘sudestinos’, por exemplo, os termos ‘paraíba’ e ‘baiano’- são utilizados de forma preconceituosa em referência aos nordestinos. Portanto, podem rebater, mas há um preconceito implícito na fala do desastrado presidente.

Veja também:   Filho ameaça matar o pai em ST e em seguida faz ataque contra carro

Outro ponto não menos importante. Somos a República Federativa do Brasil e, portanto, Bolsonaro, que fica de joelhos para Trump, não pode aumentar o tom contra um governador de um estado brasileiro. O que significa ‘não ter nada com esse cara”? Ora, esse cara (o governador Flávio Dino) também foi eleito pelo voto popular. Bolsonaro quer lançar sua ira contra os eleitores maranhenses?

Podem urrar quem quiser, mas em 2020, todos aqueles que na disputa eleitoral irão levantar a bandeira de Bolsonaro, terão que explicar uma série de besteiras disparadas por um presidente destemperado e preconceituoso. E isto também vale para turma de Serra Talhada, que além disso tudo, devem explicar os ‘laranjais’ em massa do PSL espalhados por todo o Brasil.

Veja também:   Corrida para aliança de Márcia e 'Sebá' avança com leque de nomes

Que venham as porradas e a fúria insana!