Do Diario de PE

Em ano de eleições majoritárias, a Parada da Diversidade de Pernambuco chega na 17ª edição, neste domingo (16), fazendo um alerta para a defesa da democracia e dos direitos LGBT na política. O tema deste ano, Qual é a sua plataforma? Defenda a democracia e os direitos LGBT, é um convite para que as pessoas questionem o grau de comprometimento dos candidatos com o respeito à diversidade.

“Não basta dizer que apoia a nossa população LGBT, visibilizando o nosso arco-íris. É preciso viver o arco-íris em seus mandatos, não só criando decretos, mas também leis que se perpetuem e fiquem para outros governos”, diz Rivânia Rodrigues, representante do Fórum LGBT de Pernambuco. A organização espera que mais de 500 mil pessoas ocupem a Avenida Boa Viagem, com concentração no Parque Dona Lindu, a partir das 9h. A abertura vai contar com shows de Almir Rouche, André Rio, apresentações artísticas culturais e uma homenagem a Junior Barros, que há 25 anos dá vida à drag queen Vagiene Cokeluche.

Veja também:   8 atos de amor para viver esta Semana Santa

Ator profissional de teatro, Junior criou Vagiene Cokeluche em 1993 para fazer abertura de espetáculos. Na época, a personagem se tornou uma das pioneiras na atuação cênica LGBT do estado, junto com Gilka Brechó e Gina Purpurina. “Eu brinco que Vagiene é uma entidade, porque consigo me desprender completamente do Junior para dar vida a essa personagem, que é única”, conta o ator.

Interpretar uma drag queen encorajou Junior a levar a personagem para o interior do estado e militar contra a homofobia em busca do esclarecimento da população. Em uma dessas apresentações, ele chegou a comover um líder religioso, que o agradeceu por abrir sua mente. “Faço o trabalho de estudar para onde eu vou. Procuro sempre saber qual é o objetivo daquele evento, o público que eu vou enfrentar, o que eu vou ou não falar e até onde eu posso brincar com escracho, que é a marca de Vagiene”, relata.

Veja também:   Gaiteiro e tecladista da banda Nenhum de Nós morre aos 58 anos

A drag pernambucana já foi homenageada na Parada da Diversidade de São Paulo pelo trabalho feito com o projeto Priscilas, que levava a arte LGBT para cidades com os maiores índices de violência e assassinato contra homossexuais. “Foi quase um ano de viagens. A gente conseguia emocionar o público e saíamos dos teatros ou das praças públicas ovacionados e abraçados”, relembra.

Neste ano, o reconhecimento será em casa, na Parada da Diversidade de Pernambuco. Questionado se a homenagem demorou para acontecer, Junior diz que chegou no tempo certo. “Todo ano, a Parada faz questão de homenagear travestis, transformistas e drag queens do estado. Eu sempre fui militante com a causa LGBT e fiquei muito feliz por ter sido escolhido por unanimidade para receber a homenagem deste ano. Me sinto honrado pelo respeito e reconhecimento com a minha obra”, finaliza.

Atrações

Além das atrações do palco principal montado no Parque Dona Lindu, 12 trios elétricos irão percorrer a avenida, a partir das 12h30, com shows de artistas locais e nacionais. A dispersão ocorre em frente à Padaria Boa Viagem, às 17h30. O trio Selva Nua, organizado pelo Clube Metrópole, vai dar espaço para o brega pernambucano, com shows da banda Musa, da cantora Michelle Melo e do MC Troia.

Veja também:   Estudante de ST não resiste e morre após AVC

Já o trio Zeus vai receber a DJ Lala K, o cantor Romero Ferro e a cantora Wanessa Camargo. O show da artista pop é um dos mais aguardados, por ser o primeiro dela no Recife em quatro anos. O apresentador Caio Braz se uniu ao selo de festas Golarrolê para colocar na avenida o trio Absoluto. O recifense vai revezar as picapes com a DJ Allana Marques, os DJs Aslan Cabral e Xande Medeiros, entre outros convidados.