Foto: Richard Heathcote / Getty Images North America / Getty Images Via AFP
Foto: Richard Heathcote / Getty Images North America / Getty Images Via AFP

Do FolhaPE

O Paraguai conquistou uma vitória importante ao derrotar a Turquia por 1 a 0 neste sábado (20), no Levi’s Stadium, em Santa Clara, pela segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo de 2026. O resultado eliminou os turcos da competição e assegurou aos Estados Unidos a liderança isolada da chave.

Com o triunfo, os paraguaios chegaram aos três pontos e seguem na disputa por uma vaga na próxima fase. Os norte-americanos lideram o grupo com seis pontos após vencerem a Austrália por 2 a 0. Australianos e paraguaios somam três pontos cada, enquanto a Turquia permanece zerada e sem chances de classificação.

Continua depois da publicidade

A partida começou em ritmo intenso, já que as duas equipes precisavam do resultado. Logo aos 64 segundos, o Paraguai abriu o placar com Galarza, que acertou um chute de longa distância e marcou o gol mais rápido desta edição do Mundial.

Após sofrer o gol, a Turquia assumiu o controle da posse de bola e passou a pressionar em busca do empate. Aos 13 minutos, Güler desperdiçou uma boa oportunidade ao finalizar por cima do travessão após rápido contra-ataque. Apesar de controlar mais de 70% da posse durante boa parte do primeiro tempo, os turcos encontraram dificuldades para transformar o domínio em chances claras.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

A melhor oportunidade veio aos 33 minutos, quando Çalhanoglu cobrou falta na área e, após disputa aérea, a bola acertou o travessão e a trave do goleiro Gill. O Paraguai respondeu pouco depois, mas Cáceres parou em boa defesa de Çakir.

Nos minutos finais da etapa inicial, o confronto ganhou contornos dramáticos. Após uma falta sobre Isidro Pitta, uma confusão envolvendo vários jogadores terminou com a expulsão de Almirón. O meia paraguaio foi flagrado pelo VAR colocando a mão no rosto de um adversário e recebeu cartão vermelho direto, deixando sua equipe com um jogador a menos.

Mesmo com superioridade numérica durante todo o segundo tempo, a Turquia não conseguiu furar a defesa sul-americana. A equipe pressionou desde os primeiros minutos, criou oportunidades com Demiral, Yildiz, Uzun e Gul, mas esbarrou na falta de pontaria e nas boas intervenções do goleiro Gill.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

O Paraguai, por sua vez, adotou uma postura mais defensiva, explorando os contra-ataques. Mesmo com dez jogadores, a seleção sul-americana ainda levou perigo em algumas chegadas, especialmente com Enciso.

Nos minutos finais, os turcos aumentaram a pressão e desperdiçaram chances claras dentro da área. Sem eficiência nas finalizações, a equipe europeia acabou confirmando sua eliminação da Copa do Mundo, enquanto os paraguaios celebraram uma vitória heroica e mantiveram vivo o sonho da classificação.

Na próxima rodada, marcada para quinta-feira, às 23h, a Turquia enfrenta os Estados Unidos, em Inglewood, enquanto o Paraguai encara a Austrália, novamente em Santa Clara.