Publicado às 04h25 desta quarta-feira (3)

Inclusão social e digital são dois movimentos em alta diante do aumento dos usuários de internet e telespectadores de transmissôes ao vivo. Pensando nisso, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Serra Talhada aderiu a inclusão de pessoas surdas nas missas.

A igreja de responsabilidade do Padre Edilberto Aparecido Brasil de Sá, que está comemorando 27 anos de ordenação e à frente da igreja serra-talhadense desde março de 2017 agora inova com a tecnologia das transmissões via web e ainda adicionou nas lives das celebrações e intérprete de Libras para que as pessoas surdas possam acompanhar o momento de fé.

De acordo com o pároco, a ‘Igrejinha do Rosário’ é o primeiro templo religioso da Diocese de Afogados da Ingazeira a incentivar a inclusão. A reportagem do Farol de Notícias conversou com o Padre Edilberto sobre as lives das celebrações que começaram no início do período de isolamento social em função da prevenção ao Covid-19.

Segundo ele, o Papa Francisco pediu a todos os sacerdotes que saíssem ao encontro de seus fiéis nesse momento de enfermidade para levar a palavra de Deus como conforto e reforço da fé.

“Com a pandemia do Coronavírus (COVID 19), nossas igrejas tiveram que “fechar” suas portas. Nosso Deus é o Deus da vida. Seu Filho Jesus veio ao mundo para que todos nós pudéssemos ter vida e vida em abundância. Logo, tivemos que obedecer, primeiramente, ao Deus da Vida, as autoridades constituídas e de bom senso e aos que fazem a área da saúde, nessa luta no combate ao coronavírus. Diante desta situação, como ser está Igreja em saída? Tivemos que nos reinventar e correr atrás dos vários meios de comunicação social: rádios, blogs, YouTube, Facebook, Instagram, para podermos chegar ao povo de Deus”, ratificou Padre Edilberto, complementando:

“Daí, veio a iniciativa de recriar a Pastoral da Comunicação (Pascom). A Pascom e o padre, tivemos a intuição divina de lembrar dos nossos irmãos surdos. Mas como chegarmos até estes irmãos sem alguém que pudesse nos ajudar como Intérprete de Libras? Lançamos a proposta nas nossas redes sociais e foi aí que a nossa irmã Leidjane, prontamente achou de se prontificar para nos ajudar”.

A intérprete Leidjane tem participado da transmissão da paróquia do Rosário e teve sua primeira participação neste domingo (31) em um momento de oração e louvor na Igreja de Nossa Senhora da Conceição conduzido pelos que fazem a coordenação diocesana da RCC (Renovação Carismática Católica), encerrando com a Santa Missa às 19h.

“Durante todo o domingo, nossa irmã Leidjane, com o Dom que Deus lhe concedeu, foi esse instrumento para que a Igreja em saída pudesse chegar aos surdos de nossa comunidade e muitas outras. Estamos felizes e contando que este feito de domingo passado possa prosseguir com as graças de Deus”, finalizou.