Passageiros ficam feridos ao escapar de trem incendiadoDo BBC News

 

Dez passageiros ficaram feridos, três gravemente, quando tentaram escapar de um trem que foi pego em um incêndio florestal a noroeste de Valência, no leste da Espanha.

O fogo perto de Bejís foi provocado por ventos fortes, deixando vários bombeiros correndo para salvar suas vidas.

Os passageiros estavam em um serviço de Valência para Saragoça, no norte, quando o fogo parou o trem.

O maquinista pediu aos passageiros que ficassem a bordo, mas alguns entraram em pânico.

Enquanto se preparava para reverter o trem, que havia deixado Valência no final da tarde de terça-feira com 48 passageiros a bordo, alguns quebraram janelas na tentativa de escapar enquanto as chamas se aproximavam.

Alguns dos que fugiram sofreram queimaduras e um foi levado de helicóptero para o hospital para tratamento em Valência. Aqueles com as piores queimaduras foram uma mulher de 58 anos e uma menina de 15 anos, segundo relatórios espanhóis.

Ninguém que ficou no trem ficou ferido.

A intensidade do fogo foi compartilhada nas redes sociais ao se aproximar do trem.

O motorista finalmente se mudou para a parte de trás do trem e retirou-se para a estação próxima de Caudiel. Passageiros que haviam fugido pelos trilhos voltaram ao trem e os feridos receberam tratamento inicial lá.

Mais de 2.000 pessoas foram evacuadas de Bejís e cidades vizinhas.

A brigada de incêndio de Castellón compartilhou um vídeo de bombeiros fugindo de chamas de vários metros de altura enquanto o vento mudava e ameaçava suas vidas.

“Corra corra!” eles podem ser ouvidos gritando enquanto o fogo os cerca.

Os bombeiros temem que até 6.000 hectares (60 km²) de terra tenham sido devastados pelo fogo. Outro incêndio, iniciado por um raio na área de Vall d’Ebo, em Valência, na noite de sábado, devastou 11.500 hectares.

Grande parte da Europa Ocidental viu incêndios florestais durante um longo verão de ondas de calor sufocantes. A mudança climática induzida pelo homem desencadeou ondas de calor mais frequentes e mais intensas e o mundo já aqueceu cerca de 1,1°C desde o início da era industrial.

O líder regional de Valência, Ximo Puig, disse que os ventos fortes causaram “tremenda perturbação” e que o fogo de Bejí agora se espalhou para o sul, para Alcublas. Ele disse que a grande escala dos dois incêndios os tornou muito difíceis de controlar, mas esperava que a chuva que cairia na área mais tarde ajudasse a estabilizá-los.

A Espanha sofreu quase 400 incêndios florestais até agora em 2022 e viu 275.836 hectares queimados, segundo estimativas da UE .

Passageiros ferroviários também foram atingidos por um incêndio florestal espanhol no mês passado, quando um trem parou em Zamora, no noroeste. O operador ferroviário disse que eles nunca estiveram em perigo.