DSC_0003

Fotos: Alejandro García/Farol

Na última reunião que marcou a passagem oficial do cargo de presidente na Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST), no início da tarde desta terça-feira (30), o vereador Zé Raimundo (PTB) foi bastante elogiado pelos demais colegas do legislativo, que destacaram o trabalho do petebista a frente do cargo durante dois anos. A reunião aconteceu num clima de descontração com a nova mesa diretora, composta por Agenor de Melo (presidente), Sinézio Rodrigues (vice), Nailson Gomes (1º secretário) e Márcio Oliveira (2º secretário). Todos destacaram o legado deixado por “Zé” durante a passagem pelo cargo.Também participou o advogado da Casa, Cecílio Tiburtino.

“Gostaria também de agradecer ao Zé, parabenizá-lo pela gestão, que realmente trouxe a sociedade para esta Casa, deu visibilidade à sociedade na Câmara, que era um grande desejo meu. Gostaria também de pedir desculpas, não evolui como deveria. Mas sou um marinheiro de 1ª viagem, não tenho a experiência que vocês têm no Legislativo, mas estou à disposição da presidência, da mesa e da casa”, disse Sinézio Rodrigues. Os vereadores Nailson Gomes e Márcio Oliveira aproveitaram a oportunidade para agradecer por fazerem parte da nova mesa diretora e se colocaram à disposição do novo presidente.

Agenor de Melo destacou que a Câmara Municipal deve trabalhar como uma família, apontando erros e acertos, visando o aprimoramento das relações e trabalhos. “Gostaria de parabenizar Zé Raimundo pelo trabalho realizado e agradecer a oportunidade de continuar com esse trabalho. Somos uma família e temos que trabalhar juntos, vamos fazer juntos, se tiver algo errado nós vamos trabalhar para consertar”.

PRESTANDO CONTAS

DSC_0006

Zé destacou a importância de se abrir concurso público para a Câmara de Serra Talhada

Em sua fala, Zé Raimundo prestou contas de uma série de ações realizadas na Casa Joaquim de Souza Melo. Informou que recebeu a visita do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que sugeriu que se fizesse o levantamento de todo o patrimônio da Câmara relacionadas a licitações e que, após isso, “fechasse o caixa” para entregar todas as movimentações com segurança à nova presidência.

Relatou ainda sobre os cargos comissionados e seis contratos existentes (entre vigias, recepcionista, serviços gerais, recursos humanos), explicando que os cargos precisam que seja realizado novo concurso para serem ocupados efetivamente. Zé Raimundo finalizou a reunião comentando sobre a relação amistosa que está circulando na Câmara, entre os gabinetes e os assessores dos vereadores.

“Dediquei-me integrlmentel a casa mantendo expediente diário, tornando os gabinetes dos vereadores que nunca tinha funcionado, abertos. Dando oportunidade a todos a desenvolver seus trabalhos, cumprindo as obrigações legais da casa, mantendo uma relação de dependência com o poder Executivo, porém buscando o diálogo através de convocações de secretários de diretores”.

GRANDES DISCUSSÕES

DSC_0010

O presidente destacou ainda que trouxe para debate na Câmara Municipal grandes discussões. “Trouxemos para a pauta da casa outros cursos, outras questões que sejam o interesse da coletividade, como o curso de Medicina, como o IML, como o trânsito, como a feira livre. Sempre colocando o diálogo como ponte da resolução dos problemas, não isentando, nem passando responsabilidade para ninguém, mas assumindo a nossa, enquanto presidente. Mantemos uma boa relação com os vereadores da oposição, inclusive quebrando esse paradigma que a casa é de um lado, não, a casa é de todos os vereadores”, destacou, finalizando:

“Tivemos a reforma da casa como um ponto alto, onde colocamos todo o mobiliário novo, em todos os gabinetes. Inclusive, oportunizando todos com computador e com internet. Então, eu creio que através das audiências públicas, que nós trouxemos para cá, fizemos com que pudéssemos aproximar a população do poder Legislativo, que sem sombra de dúvida somos nós os representantes do povo”.