paulo camaraApesar das últimas declarações do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o governador Paulo Câmara (PSB) decidiu mantê-lo no cargo. Em nota, o chefe do Executivo Estadual justificou as afirmações de Eurico, durante a audiência pública na Assembleia Legislativa (Alepe). O texto destaca que o líder da pasta “continua tendo a confiança” do gestor.

Ainda segundo a nota, o secretário “foi mal compreendido ao afirmar que tinha fornecido o número do seu telefone pessoal para presos”. De acordo com o texto, Eurico entregou seu número de celular “aos familiares dos presos” e não aos detentos e, com isso, conseguiu “informações estratégicas de igrejas, integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público, Defensoria Pública e agentes penitenciários”.

Leia a nota na íntegra:

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, continua tendo a confiança do governador Paulo Câmara. Pedro conversou no início da noite desta terça-feira (02.02) com o governador e explicou que foi mal compreendido ao afirmar que tinha fornecido o número do seu telefone pessoal para presos. Segundo o secretário, ele realmente entregou o número para familiares de presos. Pedro também recebe, por meio do telefone celular, informações estratégicas de igrejas, integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público, Defensoria Pública e agentes penitenciários.

Essa abertura ao diálogo permitiu impedir abusos e extorsões contra os presos, tráfico de drogas, fugas e rebeliões nas unidades prisionais de Pernambuco. Com relação à questão do uso de telefones móveis nas prisões, o que realmente fala mais alto é que, em 2015, a Secretaria Executiva de Ressocialização apreendeu mais de 4,5 mil aparelhos celulares. Além disso, Pedro Eurico tem uma trajetória na militância dos Direitos Humanos desde a época do enfrentamento com a ditadura militar, quando lutou pelos presos políticos. Pedro permanece nessa trincheira.

Blog da FolhaPE