Publicado às 14h20 desta segunda (19)

Confrontado a analisar o drama de dezenas de pessoas que chegam na madrugada à Delegacia local visando retirar a carteira de identidade, o governador Paulo Câmara afirmou, durante visita a Serra Talhada na última sexta-feira (16), que vai, a partir de setembro, renovar o sistema de emissão de RG’s no Estado.

Câmara adiantou, falando ao programa Frequência Democrática, que o trabalho irá começar pelos principais municípios de Pernambuco. E garantiu que Serra entrará no rol das cidades que irão renovar equipamentos para emitir RG’s em 24 horas. O governador reconheceu que o atual modelo é ‘atrasado’ e ‘artesanal’. Por aqui, moradores estão chegando a passar a noite na delegacia, enfrentando fila e frio [veja aqui].

“Essa questão da identidade é muito importante. Nós acabamos de assinar um contrato, nós vamos digitalizar tudo. Hoje, infelizmente, em Pernambuco nossa carteira de identidade é retirada de uma maneira atrasada. É quase artesanal. Tem que sujar o dedo ainda. Um conjunto de máquinas novas vão ser instaladas em todas as regiões para ser tirada de maneira digital. E o que é mais importante, a carteira será entregue em 24h. Então, a gente já vai iniciar esse trabalho agora em setembro, em cidades maiores, onde têm maiores demandas”, disse Paulo, mirando no caso da Capital do Xaxado:

“Com certeza aqui no Sertão, diante de toda a demanda e carência, Serra Talhada vai ser uma das primeiras cidades a receber essa máquina e isso vai diminuir muito a demanda que nós temos hoje por carteira de identidade e melhorar o serviço, eu não quero que ninguém tenha que chegar às 5h da manhã, entrar em fila longa, a gente quer fazer isso rápido em vários locais. E o Expresso Cidadão também na nossa política de se instalar onde tem demanda. E tudo isso está no planejamento”.

LEIA MAIS

Moradores passam a noite na DP para tentar RG