Publicado às 17h30 desta terça-feira (20)

Fotos: Celso García/Farol

Vídeos: Allan Costa/Farol

Com informações da repórter Vilma Lopes/Farol

O governador Paulo Câmara (PSB), já em clima de despedida da gestão estadual, concedeu entrevista exclusiva nesta terça-feira (20) à TV FAROL durante a entrega da segunda etapa do Hospital Geral do Sertão Governador Eduardo Campos (HEC). O evento ocorreu pela manhã e contou com a participação do vice-prefeito Márcio Oliveira representando a prefeita Márcia Conrado, que está viajando. Paulo Câmara não escondeu a expectativa sobre um possível convite do presidente Lula para assumir vaga na gestão federal.

“Eu vou trabalhar muito ainda pelo Brasil e por Pernambuco, não vou sair da vida pública. A gente tem um compromisso com Pernambuco até 31 de dezembro e vou cumprir entregando as obras como estou entregando o Hospital Geral do Sertão Governador Eduardo Campos e vou estar a disposição do presidente Lula sempre que ele demandar alguma coisa que eu possa ser útil”, disse Paulo Câmara, em conversa com a reportagem do Farol.

ASSISTA À ENTREVISTA COM A TV FAROL

SOBRE O EVENTO DE INAGURAÇÃO

A abertura do HEC à população foi antecipada no início da pandemia da COVID-19, em 2020, com liberação da primeira etapa do serviço para atendimentos exclusivos a pacientes com a doença. O ato reuniu os gestores da OSS Hospital do Tricentenário e autoridades políticas, como o governador Paulo Câmara e o secretário de saúde, André Longo.

Com a abertura da segunda etapa, serão entregues 90 leitos de internação e 63 de emergência, totalizando 153 leitos operacionais, além de ambulatórios de diversas especialidades para pacientes egressos com toda a infraestrutura para realização de exames e demais procedimentos. Dos 153 leitos, 40 são de UTI, sendo 30 para adultos e 10 para pacientes pediátricos.

Outros 50 são leitos de enfermaria: 20 de clínica médica, 20 de clínica cirúrgica e 10 de pediatria. Os 63 demais leitos são para os atendimentos de emergência. Das vagas de terapia intensiva, 10 são voltadas para a COVID-19. Até então, o hospital funcionava apenas para assistência a pacientes suspeitos ou confirmados para a doença oriundos da região. [veja o vídeo abaixo].

INAGURAÇÃO 2ª ETAPA DO HEC EM SERRA TALHADA

Ortopedia, cirurgia geral e pediátrica e cardiologia são algumas das especialidades ofertadas nos ambulatórios. A estrutura contará, ainda, com exames de bioimagem com tomografia computadorizada, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, raio X, ultrassonografia e eletroencefalograma. Cerca de 500 profissionais, entre médicos e outros trabalhadores da saúde, além de funcionários da área administrativa, atuarão no HEC.

Com a inauguração total, a expectativa é que os investimentos na edificação ultrapassem R$ 47 milhões. Ao todo, o hospital terá 10 mil metros quadrados (m²) de área construída. O serviço beneficiará mais de 842 mil habitantes de 35 cidades do sertão pernambucano das VI, X e XI Gerências Regionais de Saúde (Geres), que englobam a 3ª macrorregião de saúde.