Fotos: Farol de Notícias/Max Rodrigues

Publicado às 14h46 desta sexta-feira (25)

Em visita a Serra Talhada na manhã desta sexta-feira (25), para lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses 2019, o governador Paulo Câmara aproveitou para prestar contas também de obras em Serra Talhada.

Falando ao programa Frequência Democrática, nesta manhã na rádio Vilabela FM, Paulo foi indagado sobre o andamento do tão esperado Hospital Geral do Sertão (HGS), que irá desafogar o Hospam oferecendo atendimento de ponta em média e alta complexidade.

O socialista assegurou que irá entregar a estrutura física do HGS em dezembro desse ano, com previsão de abrir para a população em 2020.

“O planejamento está sendo executado. A obra está sendo feita. É só olhar para vê. Tem 100 pessoas trabalhando [no canteiro de obras]. Isso vai dobrar agora, com as novas etapas da construção. E a gente tem o calendário de em dezembro essa obra física estar pronta e nós vamos iniciar o funcionamento do hospital com 60 leitos, mais 10 leitos e numa segunda etapa vamos dobrar para 120 leitos e 20 leitos de UTI e outros serviços também já estão sendo programados como a própria oncologia”, garantiu Paulo Câmara, detalhando:

“Então, é por etapas. Vamos concluir a obra física em 2019, vamos botar ele para funcionar em 2020 e eu tenho certeza que ao longo dos nossos quatro anos a gente vai ter um hospital de referência aqui no Sertão, que é um sonho antigo do povo que aqui mora, e um sonho realizado onde vamos ter condições de tratar de casos de média e alta complexidade, numa das estruturas que serão uma das mais modernas, não apenas em Pernambuco, mas no Brasil para salvar vidas”.

RECURSO GARANTIDO

Novamente indagado sobre o ano de crise que enfrenta o país e se isso irá comprometer a continuidade dos trabalhos do HGS, o governador anunciou que o dinheiro para o hospital já está garantido, no total de R$ 45 milhões.

“Se tudo continuar como está ocorrendo, os recursos já estão garantidos, a gente conseguiu um aporte de engenharias financeiras nossas, o dinheiro já está totalmente garantido, são R$ 45 milhões e não vai ter descontinuidade por falta de recurso financeiro. A gente está tendo a oportunidade de se organizar melhor, apesar da crise. Tanto é que o estado está cumprindo com suas obrigações, pagando servidores e mantendo o compromisso com seus fornecedores mantendo os serviços funcionando. Então, enquanto a isso não se preocupe. 2019 vai ser um ano muito dedicado a finalizar tudo aquilo que a gente começou. Vocês vão ver muito pouco anúncio de coisas novas, mas vão ver a inauguração de coisas que já estão andando”.