Por Paulo César Gomes/ e-mail: [email protected]

Publicado às 05h26 deste sábado (25)

É em clima de pré-campanha eleitoral que estreamos a coluna “O Bê a Bá da Política”, a forma de alimentar o debate político e acalorar a alma insaciável dos faroleiros, que a cada 15 dias irão se debruçar na leitura e nos comentários do que vier a ser publicado.

ATÉ ONDE VAI VICTOR OLIVEIRA?

 O jovem neto do ex-deputado Federal Inocêncio Oliveira está adotando uma postura diferente do restante do grupo da oposição, liderada pelo deputado Sebastião Oliveira, ao invés de somar, ele está buscando fragmentar o grupo.

O jovem empresário não aceita ser vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Carlos Evandro, que lidera todas as pesquisas com folga. Setores da oposição ainda o tratam como “o menino”.

O fato é que o herdeiro de Inocêncio tira votos de Carlos Evandro, o que poderá embolar a disputa entre o ex-prefeito e a secretaria de Saúde, Márcia Conrado.

Então ficam as perguntas: Victor Oliveira terá condições políticas e estruturais para bancar o seu voo solo? Quantos vereadores e lideranças políticas da oposição o acompanham nessa empreitada? Certamente essas respostas só o tempo dirá…

VICES QUE VIRARAM PREFEITO

Enquanto algumas lideranças não aceitam ser candidatos a vice-prefeito, a coluna fez uma rápida lista de nomes de prefeito da cidade que antes de assumirem o posto, foram eleitos inicialmente como vice.

Segue a lista: Nildo Pereira, Tião Oliveira, Carlos Evandro, Luciano Duque e o nosso querido ‘Seu Madeira’. Após essa listinha é possível dizer que ser vice é o primeiro degrau para o se chegar a prefeito.

VICTOR OLIVEIRA: “Não fui convidado para a reunião”

 Ao ser provocado por essa coluna sobre a sua ausência na reunião do AVANTE, na última quinta-feira, no Recife, que contou com a presença do deputado federal Sebastião Oliveira, e a cúpula do bloco oposicionista, incluindo os deputados Rogério Leão e Fabrízio Ferraz, Victor Oliveira afirmou “não fui convidado, e nem informado sobre ela”.

LULA DEU O SINAL VERDE PARA A ENTRADA DE MÁRCIA CONRADO

Esta coluna apurou que o sinal verde para entrada da pré-candidata Márcia Conrado no PT foi dada por Lula quando o mesmo esteve no Recife, em dezembro. Posteriormente, Márcia se reuniu com a direção do PT de Serra Talhada, conforme declaração dado por ela ao Programa Farol de Notícias.

DIA 13 DE FEVEREIRO

Essa pode ser a provável dada da filiação de Márcia ao PT. A coluna apurou que a outra data seria o dia 10 de fevereiro quando a legenda completa 40 anos. Segundo informações, a pré-candidata descobriu que é petista de coração desde criancinha.