Do G1 PE

Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, nesta quinta-feira (4), a convocação de 1.925 aprovados em concursos para a área de segurança pública em Pernambuco. Ao todo, são 1.510 policiais militares, 100 delegados da Polícia Civil, 220 bombeiros militares e 95 profissionais da Polícia Científica.

O anúncio foi feito durante uma reunião de monitoramento do programa Pacto Pela Vida, na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag), localizada na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), as primeiras turmas de convocados começam o curso de formação no mês de abril de 2021.

“Mais policial militar quer dizer mais policial presente na rua. Mais policial civil quer dizer que é mais delegado nas delegacias, podendo fazer mais e melhores investigações. Isso, com certeza, vai trazer muito benefício para o Pacto pela Vida e a redução da violência no estado”, disse o secretário Antônio de Pádua.

Ainda de acordo com o titular da SDS, os convocados devem atuar em todas as regiões do estado. “Esse efetivo estará em todos os locais de Pernambuco”, declarou.

Após os cursos de formação, os profissionais devem começar a atuar nas ruas para reforçar o combate à criminalidade a partir de julho de 2021. “A nossa ideia é que, no segundo semestre deste ano, a gente já comece as nomeações”, contou Pádua.

Devido à pandemia da Covid-19, uma parte das 1.925 convocações ocorre neste ano e a outra acontece em 2022. “Por causa das necessidades de distanciamento, precisamos fazer essa divisão”, afirmou.

Cursos de formação

Dos 1.510 convocados para a Polícia Militar (PM), 60 vagas são destinadas a oficiais e outras 1.450 para soldados. Com duração média de um ano, o curso para o cargo de oficial começa em abril de 2021.

O Curso de Habilitação e Formação de Praças é dividido em duas turmas: a primeira, com 750 aprovados, tem previsão de início também para abril, com duração de sete meses; enquanto a segunda deve começar no primeiro semestre de 2022, com mais 700 candidatos.

Com relação aos 100 delegados da Polícia Civil, a primeira turma do curso de formação, com 50 aprovados, começa também em abril de 2021 e tem duração de quatro meses.

A segunda turma, com mais 50 candidatos, deve iniciar o curso no primeiro semestre de 2022. O governo estadual prevê que os novos policiais da primeira turma estejam aptos a reforçar as equipes das delegacias a partir do início do segundo semestre.

No Corpo de Bombeiros, os convocados participam da formação em duas turmas, ambas com 100 alunos: a primeira ocorre a partir de abril de 2021, e a segunda tem previsão de início no primeiro semestre de 2022. A duração do curso é de sete meses.

Também está prevista a convocação de 20 aprovados para as vagas de oficial do Corpo de Bombeiros, que passam pelo curso inicial por um ano, a partir de abril de 2021.

Para a Gerência Geral da Polícia Científica, foi autorizada a convocação de 50 médicos legistas e 45 auxiliares de perito. Com duração média de quatro meses, ambos os cursos começam em abril de 2021, deixando os futuros servidores aptos a atuar a partir do segundo semestre de 2021.

Reivindicação de nomeação

No dia 4 de agosto de 2020, aprovados num concurso da Polícia Militar fizeram um ato para reivindicar a nomeação de 1.428 pessoas. O grupo realizou uma doação coletiva de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife.