Do g1

Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta terça (28), a primeira morte provocada por chikungunya no estado, em 2022. Este ano, também foi notificado um óbito causado por dengue. O governo informou que houve aumento do número de casos suspeitos das duas arboviroses.

A vítima de chikungunya é uma idosa, de 86 anos, que morava em Petrolina, no Sertão pernambucano. O óbito ocorreu no dia 6 de abril deste ano.

Dados do boletim de arboviroses mais recente divulgado pela SES mostram que, até 11 de junho, 22.049 casos de chikungunya tinham sido notificados no estado, em 167 municípios. Desse total, 4.644 foram confirmados. Outros 4.377 estão descartados.

Esses números representam um aumento de 17,2% nas notificações da doença em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 18.812 casos foram registrados.

Em relação aos casos de dengue, o governo informou que registrou 33.743 ocorrências suspeitas, em 2022.

Isso significa 13,4% a mais do que as notificações feitas no mesmo período do ano passado. Ao todo, 2.873 deles foram confirmados.

Sobre as ocorrências de zika, este ano, o estado apontou uma redução de 33,6%, em comparação com 2021. Desde janeiro, foram notificados 1.753 casos e dois deles tiveram confirmação.

Dicas de prevenção

Em maio, o Bom Dia Pernambuco mostrou como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das três doenças.

A principal delas é fazer uma vitoria frequente em todos os depósitos capazes de acumular água que tenham na casa.

Confira outras dicas de prevenção:

Caixas-d’água, tonéis e tanques: mantenha sempre bem tampados.
Garrafas e pneus: Não acumule garrafas e pneus em casa; se for o caso, deixe as garrafas vazias com a boca para baixo e guarde os pneus em local coberto.
Bandeja externa da geladeira: retire a água pelo menos uma vez por semana e lave-a com bucha ou esponja e sabão.
Plantas: prefira cultivar plantas em vasos com areia e evite usar o pratinho; se necessário utilização do pratinho, preencha-o com areia.
Lixo: coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada; não jogue lixo em terrenos baldios e verifique o horário de coleta.
Calhas: remova folhas e galhos e tudo o que possa impedir a passagem da água pelas calhas.
Bebedouro de animais: lave os bebedouros de animais com escova, água e sabão, semanalmente.
Ralos: verifique se todos os ralos da casa não estão entupidos; limpe-os pelo menos uma vez por semana e, se não os estiver usando, deixe-os fechados.
Laje: não deixe água da chuva acumulada sobre a laje.
Baldes, jarras e potes: lave por dentro, com escova e sabão, jarras, potes, baldes e tanques utilizados para armazenar água, semanalmente; quando não estiverem sendo utilizados, esses utensílios devem ser emborcados e guardados protegidos de chuva.
Fique atento: a água deve ser despejada em local seco.