Do JC Online

A aplicação da dose de reforço (terceira dose) da vacina covid-19 para todas as crianças entre 5 e 11 anos foi recomendada pelo Ministério da Saúde, que agora tem a cientista Nísia Trindade no comando.

A orientação considera todos os estudos científicos que apontam um aumento da proteção com a dose complementar.

A recomendação está em nota técnica publicada na quarta-feira (4).

O intervalo entre a segunda dose e o reforço deverá ser a partir de quatro meses.

A imunização complementar, para as crianças que tomaram a primeira e a segunda dose da Pfizer ou da CoronaVac, deve ser feita com a vacina pediátrica da Pfizer.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), agora chefiada pela médica Zilda Cavalcanti, informa que seguirá a recomendação do Ministério da Saúde.

“Os municípios pernambucanos já receberam autorização da SES-PE para iniciar a imunização, que será feita com a vacina Pfizer infantil”, diz, em nota, a secretaria.

“Em caso de necessidade de maior quantitativo de vacina, as cidades podem fazer a solicitação à SES-PE e serão atendidas”, garante a SES-PE.

DOSE DE REFORÇO EFICÁCIA

Para a análise da recomendação de dose de reforço para esse público, entre outros critérios, foi observado o aumento dos níveis de anticorpos depois da aplicação da dose complementar.

No estudo clínico, as crianças avaliadas apresentaram aumento de seis vezes no número de anticorpos após a dose de reforço.

Em outra sub análise, o reforço da vacina da Pfizer se mostrou eficaz contra a variante ômicron, com aumento de 36 vezes na produção de anticorpos nessa faixa etária.

Esses resultados mostram a importância de completar o ciclo vacinal contra a covid-19 para garantir que os imunizantes atinjam a eficácia completa e protejam contra casos graves e mortes pela doença.

DOSE DE REFORÇO ATRASADA

Mesmo quem perdeu o prazo recomendado deve procurar um posto de vacinação.

O Ministério da Saúde também recomenda a administração simultânea de vacinas contra covid-19 com os outros imunizantes do calendário vacinal para proteger as crianças de outras doenças.