PE fica em 2º entre estados com alta de assassinatos
Alex Oliveira / JC Imagem

Do JC Online

Pernambuco é um dos cinco estados brasileiros com alta no número de assassinatos em 2023. Os dados do levantamento mostram que o local é o segundo com maior peso dentre as unidades federativas que tiveram alta no número de mortes violentas.

O resultado vai na contramão da maioria dos estados. Enquanto a média brasileira caiu 4% em 2023, Pernambuco conseguiu um aumento de 5,5% do número de mortes violentas.

O estado só perde para o Rio de Janeiro no número de mortes acima dos índices de 2022.

Veja também:   POLÍTICA: Deputado parte para o ataque e critica forma de escolha do candidato do PSB

PERNAMBUCO SÓ PERDE PARA RJ EM ALTA DE ASSASSINATOS

Junto do Amapá, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Maranhão, Pernambuco é um dos únicos cinco estados do Brasil que sofreu aumento no número de assassinatos. Com exceção do Ceará, os demais tiveram queda em mortes violentas.

Além de entrar no pequeno grupo de estados com aumento nos assassinatos em 2023, comparado com 2022, Pernambuco também é o segundo com maior número de mortes excedentes ao ano anterior.

Veja também:   Flores realiza 1ª reunião sobre saúde mental

Atrás apenas do Rio de Janeiro (que compõe 35% das mortes excedentes do grupo em alta, com 233 mortes a mais que o índice de 2022), Pernambuco sofreu uma elevação de 5,5% nas mortes violentas, com 183 mortes a mais que em 2022.

Dentro do grupo de estados que aumentaram o número de assassinatos, Pernambuco representa 28% das mortes excedentes totais (654 mortes a mais).

A parcela de assassinatos em Pernambuco no total do Brasil é maior do que a porcentagem de sua população em todo território nacional.

Veja também:   Declaração de Imposto de Renda pode ser enviada a partir desta quarta (15)

Enquanto forma 0,8% das mortes violentas em 2023, o estado tem apenas 0,4% do volume de pessoas no Brasil.

Os resultados foram apresentados pelo Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) a partir dos dados divulgados pelo Governo Federal.