Reprodução/TV Jornal

Durante toda a manhã desta segunda-feira (21), agentes de trânsito do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) realizaram uma campanha de esclarecimento sobre o uso de capacetes no trânsito. Eles pararam motociclistas para orientar sobre os perigoso da falta de uso do equipamento de segurança e distribuir panfletos informativos sobre o assunto.

Dados

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, cerca de 30 mil acidentes envolvendo motos e motociclistas foram registrados, apenas no ano passado. O número corresponde a 73% do total de acidentes ocorridos em Pernambuco. Dentre as causas principais está o não uso do capacete.

Veja também:   Secretário de Márcia manda recado para os que apostam no pior

Um estudo sobre segurança no trânsito divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que usar capacete corretamente reduz em até 40% o risco de morte e em até 70% as chances de sofrer ferimentos graves na cabeça.

Caso

Um dos últimos casos registrado no Recife foi o de Eraldo. Ele estava na garupa da moto de um amigo quando acabou caindo do veículo. Ele utilizava um capacete que não tinha proteção na parte da frente, por isso, fraturou a mandíbula e precisou ser socorrido no Hospital da Restauração, no centro do Recife.

Veja também:   Sebastião condena uso político de colisão entre urubu e aeronave

A cirurgiã dentista Gabriela Porto afirma que o uso de capacete é essencial para a proteção do rosto no trânsito, e para isso é necessário ter o equipamento completo: com viseira e atado à cabeça. O objeto deve ser certificado pelo Inmetro.