Do G1-PE

Pernambuco registrou, nesta terça-feira (17), uma média móvel de 665 casos de coronavírus confirmados por dia. Esses números, calculados com base nos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 88% maiores que os registrados há duas semanas (veja vídeo acima).

A média móvel é um indicador usado por cientistas e vários veículos da imprensa nacional e internacional. Pega-se a soma do número de mortes ou casos confirmados em uma semana e divide-se o resultado por sete.

Nesta terça-feira, a SES divulgou que houve 674 novos casos confirmados e 16 óbitos de pessoas com a Covid-19. Sendo assim, Pernambuco passou a totalizar 171.890 infectados e 8.854 mortos devido à doença. A contabilização dos números teve início no dia 12 de março, no começo da pandemia.

A variação dessa média, ao longo do tempo, ajuda a compreender melhor o comportamento da doença. De acordo com os especialistas, para saber se, em um determinado estado, os números da doença estão aumentando, diminuindo ou em situação estável, é preciso fazer mais um cálculo. Geralmente, o novo coronavírus fica no corpo do paciente por duas semanas.

Com relação à média móvel de mortes, nesta terça-feira, o número chegou a 13 confirmações, por dia. Isso representam uma variação de 14% em relação à média registrada duas semanas atrás.

A ocupação média de leitos dedicados aos pacientes com Covid-19, nesta terça-feira, ficou em torno de 65%, sendo 73% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 57% dos leitos de enfermaria.

Pandemia em Pernambuco

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 33 dos 674 casos confirmados nesta terça-feira (17) foram de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) (veja vídeo acima).

Os outros 641 foram de pessoas com quadro clínico classificado como leve, que não precisaram de internamento hospitalar. Com isso, o estado passou a ter 27.590 casos graves e 144.300 quadros leves da Covid-19.

Há casos confirmados do novo coronavírus em todos os 184 municípios pernambucanos e no distrito de Fernando de Noronha.

O boletim registrou um total de 152.450 pacientes recuperados da doença. Destes, 17.687 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 134.763 eram casos leves.