Fotos enviadas por Edilson Silva

Publicado às 05h43 desta sexta-feira (24)

Há quatro anos Edilson da Silva, de 24 anos, troca o cimento e os tijolos por seus tênis e roupas de corrida para treinar pelas avenidas e ruas de Serra Talhada. Pedreiro desde que se entende por gente, o rapaz natural de Santa Cruz da Baixa Verde aprendeu com o pai o ofício que paga suas contas. Mas é no esporte que encontrou uma grande paixão.

Ao Farol de Notícias, Edilson revelou que mora na capital do xaxado há 13 anos e todos os dias após às 17h, quando sai do trabalho, segue religiosamente um cronograma de treinos que vão de 5 até 20 km percorridos. Sua dedicação a corrida já lhe rendeu diversos prêmios e o reconhecimento fora da cidade, no entanto, os poucos recursos e apoio para a prática do esporte dificulta o desenvolvimento do seu desempenho.

“Eu comecei a correr para manter a forma, na época eu trabalhava como guarda em Petrolândia. Depois voltei para cá e continuei correndo, tomando gosto pelo esporte e me inscrevi em algumas corridas locais e regionais, na primeira eu fiquei em segundo lugar. E em seguida continuei e cheguei a participar de competições internacionais, como a Corrida Maurício de Nassau em Recife, que fiquei em terceiro lugar”, comentou o atleta, completando:

“Todos os custos das corridas, treinos, viagens, equipamentos, suplementos, tudo é do meu bolso. Eu faço por amor ao esporte, mas tem suas dificuldades. Represento Serra Talhada com orgulho, mas sem apoio é difícil, mesmo tendo um bom rendimento. Não é a mesma coisa concorrer com atletas que vivem somente do esporte e tem algum apoio”.

SEM PATROCÍNIO

No dia 5 de março Edilson da Silva vai participar de outra competição internacional em Petrolina, concorrendo com grandes atletas de Pernambuco, de São Paulo e até mesmo do Quênia. Confiante no seu resultado, o atleta precisa de apoio, para inclusive realizar um dos seus maiores sonhos, participar da Corrida de São Silvestre, no fim do ano.

A dedicação de Edilson o leva a treinar até 1h30 todos os dias, mesmo depois de uma jornada de trabalho exaustiva, e muitas vezes com tênis doados ou comprados com muito sacrifício. Os interessados em patrocinar o atleta Edilson da Silva podem entrar em contato pelo telefone (87) 98868-3133.