A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) será alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada pela Câmara do Recife. O vereador Marco Aurélio Medeiros (PTC) apresentou nesta sexta-feira (5) o requerimento e, segundo ele, os trabalhos devem começar na volta do recesso parlamentar, no dia 4 de agosto. A CPI tem 120 dias de atuação, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

Para abrir a CPI, é necessário o apoio de 1/3 dos 39 vereadores, ou seja, 13, o que já foi viabilizado. “Na hora de exigir dos consumidores, a Celpe é dura, mas na hora de prestar serviço é ineficiente. Temos notícias de que empresas pagam fortunas para usar os postes da Celpe, então ela não pode reclamar de dinheiro”, afirmou o parlamentar.

A má prestação de serviço da companhia, privatizada em 2000, voltou à tona após duas mortes recentes por choques elétricos causados por fios soltos de postes. Entretanto, um levantamento feito pelo Jornal do Commercio mostrou que 31 pessoas faleceram vítimas da falta de manutenção nos postes no último ano. No dia 11, o advogado Davi Lima Santiago Filho, de 37 anos, morreu após receber uma descarga elétrica de um fio de alta tensão solto na Avenida Visconde de Jequitinhonha, em Boa Viagem, Zona Sul.

Dez dias depois, outro homem faleceu, após receber descarga elétrica. Desta vez, na Avenida Abdias de Carvalho, no bairro dos Torrões, área central. Neste último caso, a Celpe disse que o poste pertence à Prefeitura do Recife. Semanas após a morte de Davi, a Companhia voltou a se eximir das responsabilidade, ao enviar uma carta ao pai da vítima afirmando que o fio solto não pertencia à Celpe.

Do Blog de Jamildo