Do G1-PE

Chegou a 42 o número de casos confirmados do novo coronavírus, em Pernambuco. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), houve aumento de cinco casos, nesta segunda-feira (23), em relação ao domingo (22). Mais cedo, o governo estadual publicou um decreto proibindo reuniões com mais de 10 pessoas, para conter o avanço da pandemia.

Os casos estão distribuídos em seis cidades do estado, além de ocorrências de pessoas que passaram por Pernambuco, mas moram em outra unidade da federação (um caso) e outros países (três casos).

Oito pacientes estão hospitalizados, sendo sete na rede privada e um na rede pública. Outros 31 pessoas estão em isolamento domiciliar. Três delas tiveram cura clínica comprovada.

A maior parte das confirmações é de pessoas que têm entre 30 e 39 anos: são dez casos. Em seguida, vêm os de idade entre 60 e 69 anos, que representam nove casos.

As faixas etárias entre 40 e 49 anos e 50 e 59 anos têm seis casos, cada. Há dois casos de pessoas de idades entre 10 e 19 anos.

O governo do estado também passou a não divulgar o número de casos em investigação, descartados e prováveis, que compõem o número global de notificações para o novo coronavírus.

Confira os municípios onde houve confirmação

Jaboatão dos Guararapes – 3
Olinda – 2
Recife – 30
Caruaru – 1
Belo Jardim – 1
Petrolina – 1

Pernambuco proíbe reunião com mais de dez pessoas e transporte de passageiros em mototáxis

Decreto

Nesta segunda (23), que estão proibidas reuniões com mais de 10 pessoas e transporte de passageiros via mototáxi como medidas conter o avanço do novo coronavírus no estado. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara (PSB), através de um pronunciamento em vídeo divulgado na internet (veja vídeo acima).

O governador também afirmou que determinou a contratação de 4.729 profissionais para reforçar o sistema de saúde, nos hospitais, na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) e na Universidade de Pernambuco.