Dois dias depois de o governo Michel Temer (PMDB) repassar para governadores e prefeitos a responsabilidade de criar reformas previdências específicas para servidores estaduais e municipais, o secretário de Administração, Milton Coelho (PSB), afirmou nesta quinta-feira (23) que o governo de Pernambuco não tem pressa para elaborar nenhum projeto que trate da previdência estadual. Milton prometeu que qualquer debate sobre esse tema será feito de forma tranquila e respeitará o direito adquirido dos servidores.

Em 2016, a Funape teve um déficit de R$ 2,8 bilhões. A previdência estadual tem 104,6 mil servidores ativos e 86 mil inativos. A idade média dos aposentados é 67,5 anos. A folha salarial de inativos representa R$ 327,1 milhões.

“O governo não tem pressa para fazer essa dicussão. Até porque qualquer projeto de Lei que for aprovado agora não vai impactar sobre a situação atual previdenciária do Estado de Pernambuco. E nem de nenhum estado. Esse é um problema nacional, é uma questão de todos os estados. Então, o que for aprovado agora, qualquer projeto que venha a ser votado, valerá para as próximas gerações”, afirmou.

“Para fazer uma discussão com tranquilidade, procurando ver primeiro de forma atuarial qual é amplitude dessa reforma que valerá para as próximas gerações. O Governo de Pernambuco vai respeitar o direito adquirido. Quanto a isso não há discussão. E portanto não há nenhuma pressa, nenhum açodamento com relação a gestar qualquer projeto agora nesse momento”, explicou ainda.

Milton Coelho acompanha o governador Paulo Câmara (PSB) em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, para o início do Pernambuco em Ação, projeto em que o governador deve percorrer todas as regiões do Estado para prestar conta das ações e repactuar metas, já de olho nas eleições do próximo ano.

Do JC Online