G1/PE

Pernambuco registrou 34 homicídios durante o carnaval de 2020. A informação foi repassada, nesta quarta-feira (26), por meio de nota divulgada pela secretaria de Defesa Social (SDS). Segundo o governo, o número é 45% menor em relação ao período de 2019, quando 62 pessoas foram assassinadas.

A pasta disse também que foi a menor quantidade de crimes no carnaval, desde 2004. Naquele ano, o estado passou a contabilizar esse tipo de ocorrência durante a folia. A SDS disse que foi notificada uma morte de mulher, contra quatro casos, em 2019.

Entre os roubos de celulares, a SDS contabilizou 349 aparelhos roubados em ações com violência. Já os furtos, em que a vítima não percebe o momento da subtração, foram registradas 861 ocorrências.

Veja também:   Trio surpreende morador e invade casa no centro de ST para roubar

Ainda de acordo com a SDS, esses dados são 36% e 26% menores, respectivamente, que os números registrados no ano passado.

       Dados sobre homicídios no carnaval foram divulgados nesta quarta (256), pela SDS — Foto: SDS/Divulgação

A SDS disse, ainda, que foram notificados 674 roubos contra patrimônio, nas quais as vítimas fizeram boletins de ocorrência. A pasta acrescentou que este foi o número mais baixo dos últimos sete anos. Em 2019, ocorreram 1.135 casos deste tipo. A redução foi de 40,6%.

A secretaria observou que foram acionados mais de 56 mil postos de trabalho em todo o estado desde o início do planejamento para o carnaval. Foram investidos R$ 10,2 milhões por parte do governo do estado.

Veja também:   Bairros com mais casos suspeitos de estupro em ST

Em nota, o secretário Antonio de Pádua, afirmou que foram efetuadas em torno de 600 prisões em flagrante durante a Operação Carnaval 2020.

A SDS também relatou que não houve registro de roubos a transporte coletivo entre os primeiros minutos do Sábado de Zé Pereira (22) e às 23h59 da terça-feira (25).