Pernambuco soma 310 assassinatos em fevereiro

Estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) indicam que 310 mortes violentas intencionais foram registradas em Pernambuco em fevereiro de 2024. Houve uma queda de 0,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 313 vidas foram perdidas. Mas, como se tratam de dados preliminares, os números do mês passado ainda podem aumentar.

A redução registrada em fevereiro só foi possível graças à queda dos assassinatos na Zona da Mata. As outras regiões do Estado tiveram aumento das mortes, como mostram as estatísticas analisadas pelo JC.

Veja também:   Morre Sofia, filha de Vitor Valim que passou por transplante de fígado

Em fevereiro deste ano, 47 pessoas foram mortas na Zona da Mata. A redução foi de 37,4% em relação ao mesmo período de 2023, quando 75 ocorrências foram somadas pela polícia.

A Região Metropolitana do Recife segue chamando atenção pelo altos números da violência. No mês passado, 150 assassinatos foram contabilizados. No mesmo período de 2023, foram 139. Aumento de 7,9%.

No Agreste, 76 pessoas foram mortas em fevereiro. Crescimento de 15,15% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 66 assassinatos foram somados pela polícia na região.

Veja também:   Ladrão de roupas inferniza ST com 'arrastão do varal'

Por fim, no Sertão, também houve aumento dos crimes contra a vida. Ao todo, 37 mortes foram registradas. Quatro a mais do que em fevereiro de 2023. O aumento foi de 12,12%.

Quando se fala em mortes violentas intencionais, como elas atualmente são classificadas pela SDS, estão sendo englobados os crimes de homicídios, latrocínios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e óbitos decorrentes de intervenções policiais.