Leia mais no G1 Caruaru

Pernambuco teve uma média de 9,7 mortes violentas por dia no primeiro semestre de 2019, com 1.756 casos. Isso representa uma redução de 23,07% em comparação com os dados dos seis primeiros meses de 2018, quando foram registradas 2.284 ocorrências desse tipo no estado, o equivalente a uma média diária de 12,61 mortes violentas por dia.

É o que mostra o Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais de cada estado. O levantamento abrange o número de homicídios, latrocínios – roubos seguidos de morte – e lesões corporais seguidas de morte.

Comparando-se os meses de janeiro a junho de 2019 com o mesmo período em 2018, foram contabilizados 528 casos a menos. Com isso, Pernambuco responde por 8,7% na queda no número de mortes violentas em todo o Brasil, ficando em 4º lugar no ranking nacional.

Veja também:   Suspeito de homicídio é preso por dirigir bêbado

O estado foi o segundo da Região Nordeste com maior redução no número de mortes violentas entre os dois períodos comparados, ficando atrás apenas do Ceará, que teve uma diminuição de 20,6%.

Dados nacionais
O Brasil registra uma queda de 22% nas mortes violentas no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. A Região Nordeste é a que tem a maior diminuição.

Em seis meses, houve 21.289 assassinatos, contra 27.371 no mesmo período do ano passado. São 6 mil a menos.

O Nordeste responde por mais da metade dessa queda (3.244 mortes a menos), ou seja, 53% do total no país.

A tendência de queda nos homicídios foi antecipada pelo G1 no balanço dos dois primeiros meses do ano, que apresentou redução de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, e no balanço das mortes violentas de 2018, que teve a maior queda dos últimos 11 anos da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com 13%.

Veja também:   Bairros com mais casos suspeitos de estupro em ST

Apesar da queda no país, o número de assassinatos continua chamando a atenção. O dado mostra que há uma morte violenta a cada 12 minutos no Brasil – 118 por dia, em média.