O Juiz da 070ª Zona Eleitoral de Petrolândia, no Sertão do São Francisco, determinou a retirada de uma pesquisa divulgada pela Revista Total, em que revela que o candidato a prefeito pelo Partido os Trabalhadores (PT), João Lopes Gonçalves, encontra-se entre os 100 que serão eleitos no estado.

“Entretanto, a referida matéria jornalística publicada no blog TOTAL, não informa com base em qual pesquisa tal conteúdo está sendo fundamentado, e por quais motivos o referido candidato a prefeito, está sendo cotado para ser eleito no Município de Petrolândia nas eleições deste ano. Ao afirmar que o Sr. João Lopes, será eleito nas eleições que se aproximam, levando em consideração que o título da matéria afirma que o referido candidato será eleito, a referida divulgação está prejudicando a campanha da candidata a prefeita da coligação representante, uma vez que tal publicação tem efeito sobre o eleitorado como a divulgação de uma pesquisa, pesquisa essa irregular, visto não ser mencionada qualquer fonte para basear o conteúdo publicado”, diz um dos trechos da representação impetrada pelas advogadas.

O Juiz Eleitoral, Daladiê Duarte Souza, deferiu tutela de urgência pleiteada e a notificação do candidato. “Ante ao exposto, e por tudo mais que dos autos constam, defiro a tutela de urgência pleiteada para determinar a notificação do primeiro representado para a retirada de circulação e remoção de todas as redes sociais, no prazo de 1 dia, da publicação”, diz um dos trechos da sentença,que ainda arbitra multas, caso haja descumprimento.