PESQUISA: Falta de água e desemprego estão na pauta como principais preocupações em STA inauguração da Adutora do Pajeú, colocada pelos governantes como a redenção da população de Serra Talhada e do Sertão do Pajeú não foi suficiente para afastar o fantasma do desabastecimento entre os moradores da Capital do Xaxado. Pesquisa do Instituto Opinião, realizada entre os dias 11, 12 e 13 de janeiro em Serra Talhada, revelou que 20% dos entrevistados apontam a falta de água como um dos grandes problemas do município.

O tema só perde para o quesito saúde em que 32% esperam respostas do prefeito Luciano Duque. Logo em seguida vem a preocupação com o desemprego: 14% dos entrevistados esperam ações que gerem emprego e renda. Curiosamente, o que já foi carro-chefe de muitos prefeitos ficou em última colocação: apenas 8,3% apontam a falta de calçamento como uma grande preocupação.

Mas quem caminha na contramão da pesquisa é o próprio prefeito Duque, que ainda alimenta o discurso em torno da “grande obra” da Adutora do Pajeú, quando a cidade vive um dos piores rodízios no abastecimento d’água. Alguns bairros esperam até 15 dias para ter o líquido nas torneiras.

Quanto ao desemprego o horizonte é mais sombrio. A promessa do Distrito Industrial esteve viva apenas na campanha eleitoral. Após a desapropriação do terreno por parte do Governo do Estado, nada foi feito para incentivar quem deseja se instalar para produzir em Serra Talhada. O terreno localizado no bairro da Caxixola continua em estado de abandono.

Um outro elemento da pesquisa Opinião chama a atenção: o grau de satisfação com a gestão petista é maior na faixa etária de 45 a 59 anos (27%). Ou seja, a juventude ainda espera respostas do governo, que foi eleito com boa parte dos votos dos mais jovens.