PESQUISA OPINIÃO: Duque fecha o ano mal avaliado; 55% dizem que cidade está paradaO prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), fecha o primeiro ano de governo mal avaliado, com 55% da população afirmando que Serra Talhada está parada, como informa a pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), divulgada pelo blog do Magno Martins, nesta segunda-feira (20). Ainda, segundo a pesquisa, dos entrevistados, 3% acham que a Capital do Xaxado tem andado para trás e 39% disseram que o município está andando para frente.

Para 54% dos entrevistados, Luciano Duque não vem resolvendo todos os problemas do município, para 4,3%, o prefeito atende e resolve os problemas totalmente, 34% acham que ele resolve parcialmente. Segundo a pesquisa, 34,% da população avaliou a gestão como regular, enquanto 17,3% a consideram ruim e 18,2% péssima.

Na outra ponta, 20,3% avaliam como boa e apenas 7,6% como uma ótima gestão. O Instituto Opinião realizou a pesquisa entre os 11, 12 e 13 deste mês num universo de 423 eleitores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Das pessoas ouvidas, 23% julgam Luciano Duque um bom administrador e 8,5% o acham trabalhador.

Para 39% dos eleitores consultados, o nível de satisfação com a cidade só tende a aumentar, enquanto 45% consideram que vai continuar igual e apenas 14% avaliam que vai diminuir. Em relação ao futuro da cidade, 63% disseram que vai melhorar, 20% avaliam que ficará como está e apenas 10% consideram que vai piorar.

Quanto aos problemas mais cruciais da cidade de Serra Talhada, 32% consideram a saúde pública, vindo em seguida à falta de água com 20% e o desemprego com 14%, enquanto a falta de calçamento é apontada por 8,3%.

Quando forçada a priorizar que ações o prefeito deveria priorizar, a população apontou a saúde com 25%, calçamento e estradas vêm em seguida com 17% e depois geração de emprego com 16%.

Os maiores percentuais de eleitores satisfeitos com a gestão de Duque se concentram na faixa etária dos 45 a 59 anos (27%), entre os eleitores do sexo masculino (25%) e entre os eleitores da zona rural (23%).

As entrevistas foram realizadas nos bairros da AABB, Bom Jesus, CAGEP, Caxixola, Centro, COHAB, IPSEP, José Tomé de Sousa Ramos, Malhadinha, Mutirão, Nossa Senhora da Conceição, São Cristóvão, São Sebastião, Várzea e Vila Bela.

E com os moradores da zona rural nas localidades de Caiçarinha da Penha, Distrito de Bernardo Vieira, Distrito de Santa Rita, Distrito Tauapiranga, Logradouro, Luanda e Varzinha.

Pesquisa – A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores, devidamente treinada para abordagem desse tipo de público; supervisionada pelo coordenador de campo da Opinião Pesquisas Sociais Ltda.