PESQUISA: População cobra do prefeito mais investimentos na saúde de ST

Atualizado às 15h desta terça-feira (21)

A pesquisa do Instituto Opinião, divulgada pelo blog do Magno Martins nessa segunda-feira (20), revelou que a população de Serra Talhada quer do prefeito Luciano Duque mais investimentos em saúde pública. Do total de entrevistados, quando indagados a escolher quais ações o gestor deveria priorizar, a população apontou a saúde com 25%, calçamento e estradas com 17% e depois geração de emprego com 16%.

Comentando o tema “saúde” durante prestação de contas a emissoras de rádio, acerca do primeiro ano de governo, Duque se apegou mais uma vez ao discurso futurista, afirmando que tem muita verba garantida para ser aplicada no setor.

“Vamos inaugurar, esse ano já, uma unidade de atendimento 24 horas de urgência e emergência no bairro Bom Jesus, com atendimento de pediatria e clínica geral, conquistamos o recurso da UPA-24h no bairro Ipsep, na zona rural conseguimos recursos para ampliação de cinco unidades básicas de saúde, fazendo com que a gente atenda 100% do território, anuncio também a liberação de verba para construção de dez unidades básicas nos bairros, com investimentos de mais de R$ 5 milhões”, elencou o prefeto, durante entrevista a rádio Cultura FM.

Leia também: Duque fecha o ano mal avaliado; 55% dizem que cidade está parada

Luciano frisou ainda que conseguiu evitar a migração de serratalhadenses grávidas, antes obrigadas a dar a luz em outros municípios devido a baixa demanda de serviços oferecidos às gestantes nos hospitais públicos da cidade.

Segundo ele, isso foi possível a partir da entrada do novo secretário Luiz Aureliano, que agilizou uma pactuação de trabalho junto a XI Geres (Gerência Regional de Saúde).

“E os casos que não são atendidos na rede pública da cidade, temos a rede conveniada, que também está atendendo os procedimentos de ortopedia. Mas ainda temos dificuldades por que o sistema (SUS) é subfinanciado”, criticou o prefeito.

Durante o balanço anual, Duque vangloriou-se da chegada de quatro médicos cubanos ao município, enviados pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal, e comemorou a possibilidade da cidade receber mais quatro profissionais em breve.

PESQUISA

Segundo a pesquisa Opinião, o prefeito de Serra Talhada fechou o primeiro ano de governo mal avaliado, com 55% da população afirmando que Serra Talhada está paralisada. Do total, 34,% da população avaliou a gestão como regular, enquanto 17,3% a consideram ruim e 18,2% péssima. Na outra ponta, 20,3% avaliam como boa e apenas 7,6% como uma ótima gestão.