Publicado às 06h20 desta terça-feira (7)

De acordo com uma pesquisa realizada no Centro de Pesquisa do Sono, na Universidade de Loughborough, no Reino Unido, as mulheres necessitam dormir algumas horas há mais do que os homens. Isso acontece porque as mulheres acumulam diversas atividades simultâneas durante o dia.

“O cérebro das mulheres é ligado de maneira diferente, de modo que a sua necessidade de sono será um pouco maior. As mulheres tendem a ser multitarefas e, assim, acabam exigindo mais da capacidade do cérebro do que os homens”, explica o professor Jim Horne, um dos autores da pesquisa.

O estudo ainda comprova que uma noite mal dormida traz consequências no comportamento do dia seguinte “Para as mulheres, o sono de má qualidade está fortemente associado ao nível de estresse psicológico e aumento de sentimentos de hostilidade, depressão e raiva”, ressalta o professor.

É claro que cada indivíduo biologicamente tem sua necessidade diferente uns dos outros, contudo, estabelecer o autocuidado na rotina do sono, como programar os horários para dormir e acordar, ambiente confortável, escuro e sem ruídos são ainda mais propícios para que o sono seja tranquilo.

Antes de dormir, evite refeições pesadas, alimentos e bebidas com cafeína e estimulantes, além de hábitos que diminuam o ritmo acelerado do nosso cérebro, como a leitura, meditação e o banho quente!