Do Diario de Pernambuco

Para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus, pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD-PE), desenvolveram um drone com uma câmera térmica, capaz de aferir a temperatura das pessoas à distância.

“A câmara funciona por meio do infravermelho para medir a temperatura das pessoas”, informou o pesquisador Paulo Marques, membro da equipe responsável pela inovação. Ainda, o drone possuí um alto-falante que emite mensagens de orientações para grupos aglomerados se dispersarem.

O aparelho já está ativo em algumas feiras do Recife, com apoio de agentes da Defesa Civil. O mesmo sistema do drone foi usado no enfrentamento de uma epidemia de cólera na África, em 2019. “Não é uma experimentação de primeira viagem”, destacou o Jones Oliveira, cientista da computação do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE.

Todos os dados coletados pelo drone são enviados para uma plataforma que traça uma radiografia da situação, ficando à disposição das autoridades sanitárias de Pernambuco. O projeto, segundo o médico José Luiz de Lima Filho, diretor do Lika, é financiado desde 2014 pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software (INCT-INES).