O presidente da Câmara Municipal de Petrolina, Osório Siqueira (PSB), foi convocado ontem para assumir hoje a Prefeitura interinamente. O comunicado foi feito pelo juiz da 83ª Comarca de Petrolina, Francisco Josafá, em cumprimento à determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que decidiu, na última terça-feira, afastar o prefeito Julio Lóssio (PMDB) e o seu vice, Guilherme Coelho (PSDB), das funções.

De acordo com Osório, a meta “é fazer o possível para ajudar na administração do município até que o segundo colocado (o deputado federal Fernando Filho (PSB)) assuma a vaga”. Ainda ontem, Fernando Filho viu com certa cautela a decisão do TRE. Segundo o deputado, embora cassação tenha sido aprovada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá permitir que Lóssio volte ao cargo num possível recurso que o mesmo venha ingressar. “Sabemos que eles (Julio Lóssio e Guilherme Coelho) podem entrar com medida cautelar em Brasília. E se o órgão decidir, eles podem ficar no cargo até o julgamento do mérito. Por isso, eu prefiro manter a cautela”, avaliou.

O deputado, que obteve 32,41% dos votos na última eleição, acrescentou que está preparado e disposto para comandar a Prefeitura. No entanto, admitiu que tem a clara consciência de que poderá assumir o cargo e posteriormente, por uma nova determinação da Justiça, ter que deixá-lo. “Estamos sujeitos”, resumiu. Fernando Filho, para ser empossado, precisará renunciar ao cargo parlamentar. A posse em Petrolina será feita pelo presidente da Câmara assim que a 144ª Comarca de Petrolina intimá-lo e diplomá-lo.

Conforme entendimento do TRE, Julio Lóssio foi cassado por ter cometido abuso de poder político ao regularizar a situação de 1.500 famílias que ocupavam um terreno no loteamento Terras do Sul. O caso teria ocorrido em 2012, justamente no ano eleitoral. O PSB chegou a entrar com uma ação junto ao TRE pedindo o cumprimento da sentença que já havia sido dada em agosto.

( Do Blog da Folha)